Secretário Salazar visitou a obra, que vai precisar de mais de 500 metros quadrados de pedras do tipo Unistein
Por Joice Lima 01-04-2025 | 18:31:13
A Secretaria de Obras e Pavimentação (Smop) concluiu, na segunda-feira (31), os reparos em 100 metros quadrados da avenida Imperador Dom Pedro I, entre as ruas Dr. Gervásio Alves Pereira e Ismael Simões Lopes, no Fragata, trabalho que teve início na quarta-feira 26). Agora, a equipe trabalha em outros dois trechos da mesma avenida. São 320 metros quadrados, na altura do número 2.436 e outro trecho de aproximadamente 200 metros quadrados, na altura do número 2.170. Entre os dois trechos, localizados entre as ruas Desembargador André da Rocha e Cipriano Mascarenhas, totalizam mais de 500 metros de pedras do tipo Unistein, entre novas e usadas, que foram lavadas e reaproveitadas ficaram próprios para uso.
Nesta terça-feira (1), o secretário Rogério Salazar esteve no local para ver as obras e conversar com os técnicos. A demanda por reparos em ruas de pedras tipo Unistein e/ou paralelepípedos na cidade é constante, uma vez que as pedras se deslocam ou se elevam com frequência. Diante disso, o secretário buscou compreender melhor as causas do problema. Salazar e os técnicos da Smop acompanharam de perto a execução da obra, verificando a correta colocação das pedras.
“O processo de recuperação envolve várias etapas: retirada da areia e das pedras, lavagem e seleção das pedras reaproveitáveis, requalificação das que podem ser reutilizadas e, por fim, a aplicação de uma nova camada de areia de melhor qualidade. Nesse caso, utilizamos uma areia mais grossa, que contribui para maior estabilidade do pavimento e ajuda a evitar a reincidência do problema”, explica o secretário.
Pela manhã, uma outra equipe realizou reparos em outros dois trechos da cidade: em ilhas localizadas no entorno da Praça Coronel Pedro Osório e no Calçadão da Quinze de Novembro, todas com pedras regulares.