
Tecnologia em prol da segurança foi pauta do segundo dia de Connex
O Connex entrou no segundo dia de palestras sobre temas relacionados a políticas de segurança pública e combate à violência. Na tarde desta quinta-feira (14), na Faculdade Senac, ocorreu a apresentação Cidades Inteligentes: Tecnologia a serviço da segurança social.
Segurança e tecnologia foram abordados em painel realizado na tarde desta quinta-feira (14) (Fotos: Janine Tomberg)
As apresentações começaram com a palestra do delegado de Polícia Civil do Rio Grande do Sul, ex-chefe de polícia e membro do Conselho Superior da Polícia, Emerson Wendt, que tratou de assuntos relacionados à segurança pública e inteligência artificial.
A segunda exposição foi realizada pelo prefeito de Igrejinha (RS), Leandro Hörlle, que apresentou o Case Igrejinha: Cercamento eletrônico que transforma a segurança pública. O sistema tem cobertura quase integral da zona urbana da cidade, incluindo pontos estratégicos de acesso à cidade por meio das principais rodovias estaduais (ERS-115 e ERS-020). “É muito importante a participação do Município nessa parceria, para dar suporte e ferramentas adequadas para que a ação policial seja mais eficiente e eficaz, garantindo maior segurança para todos os cidadãos”, destacou.
O cronograma de apresentações terminou com a participação do Coronel Helvécio Fraga, diretor de Tecnologia e Sistemas da Polícia Militar de Belo Horizonte. A palestra tratou do tema Polícia Militar e Municípios: construindo um ambiente seguro em Minas Gerais.
Quem apoia o Connex
O Connex/Reflexões sobre o futuro das cidades conta com o patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, do Detran/RS e dos bancos Banrisul, BRDE e Itaú. O evento tem o apoio da Embaixada da Colômbia no Brasil, da Universidade Senac Pelotas, Sebrae, da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), da Fundação Van Leer, da Peace in Our Cities, da Coalizão Brasileira Pelo Fim da Violência e da Vetorial Internet.