Ubais atendem mais de 200 pacientes no feriadão
Número é considerado alto para os três dias em que unidades estiveram abertas, entre sábado (31) e segunda-feira (2)
O feriadão de Iemanjá/Nossa Senhora dos Navegantes foi agitado nas Unidades Básicas de Atendimento Imediato (Ubais) em Pelotas. Foram feitos 224 atendimentos nas três unidades - Navegantes, Lindóia e Fraget - de sábado (31 de janeiro) a segunda-feira (2 de fevereiro).
“Quando os usuários encontram a porta aberta, não importa o dia”, explica a diretora de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Cândida Silveira Rodrigues. “Todos os finais de semana e feriados percebemos a procura pelas Ubais, refletindo a identificação da comunidade na busca desse serviço, e aliviando as portas de urgência [Unidade de Pronto Atendimento - UPA - e PS - Pronto Socorro]”, completa ela.
A unidade do bairro Navegantes, aberta durante os três dias no feriado, foi a que mais recebeu pacientes, com 166 atendimentos de demandas espontâneas, sensíveis à Atenção Primária (como manejo de dor, questões agudas de saúde, dor de garganta, ouvido, entre outras) uma vacina e 24 consultas odontológicas realizadas.
As Ubais Lindoia, bairro Três Vendas, zona norte da cidade, e Fraget, no bairro Fragata, zona oeste, atenderam respectivamente 11 e 23 usuários por demandas espontâneas. Essas duas unidades funcionaram no feriado de segunda-feira (2), das 16h às 22h.
Além das Ubais, durante o feriadão estiveram abertas as UBSs do Laranjal, no sábado e no domingo, e do Barro Duro, no feriado do dia 2, das 16h às 22h, bem como, durante 24 horas, toda a rede de urgência, como o PS, a UPA e o Samu.
Foto de capa: Secom