Foram apresentadas experiências exitosas nas cidades de Recife, Carmo de Cajuru e Medellín, na Colômbia

Urbanismo como estratégia de prevenção às violências é pauta do Connex

Foram apresentadas experiências exitosas nas cidades de Recife, Carmo de Cajuru e Medellín, na Colômbia
Por Micael Carvalho 15-03-2024 | 14:52:04
Tags: Connex, Investimento, Segurança Pública, Recife, Carmo de Cajuru, Medellín

A tarde de quinta-feira (14) foi de debates acerca dos investimentos em urbanismo como ferramenta de promoção da segurança pública. A atividade promovida pelo Connex – Conexão de Experiências em Segurança Pública e Prevenção às Violências – foi realizada na Faculdade Senac e reuniu pesquisadores e gestores dos municípios de Recife, Carmo de Cajuru e Medellín, na Colômbia.

Investimento em áreas como educação, infraestrutura e primeira infância foram temas destaques do painel. Foto: Michel Corvello

A prefeita Paula Mascarenhas esteve presente no painel e parabenizou os gestores pelas iniciativas exitosas, destacando, em especial, a importância do ambiente urbano para o enfrentamento da violência.

“Nós estamos aprendendo muito com todas as experiências proporcionadas pelo Connex, mas percebemos que passou, pela maioria delas, a importância do urbanismo. As palestras têm nos mostrado o quanto o ambiente urbano é produtor de sentido e o quanto as gestões municipais precisam estar presentes na pauta da segurança pública. Não tem como construir um mundo melhor, em qualquer política pública que seja, sem que, antes, se vença esse fenômeno social que é a violência. Parabéns por não terem medo de enfrentar aquilo que importa”, ressaltou a chefe do Executivo no final das palestras.

Entre os painelistas, estavam o pesquisador social e diretor de resiliência da cidade de Medellín, Santiago Uribe, o professor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Silas Nogueira de Melo, o vice-presidente da Associação Mineira de Municípios, Edson de Souza Vilela, e o secretário de Segurança Cidadã da cidade de Recife, Murilo Rodrigues Cavalcanti.

Todas as falas dos palestrantes abordaram a importância do investimento em outros setores adjacentes, como forma de garantir a permanência de ações efetivas do âmbito da segurança. Investimentos em iluminação pública, educação, mobiliários urbanos de qualidade e, especialmente, atenção direcionada para pautas ligadas à primeira infância foram aspectos principais que permearam o debate.

Quem apoia o Connex

O Connex/Reflexões sobre o futuro das cidades conta com o patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, do Detran/RS e dos bancos Banrisul, BRDE e Itaú. O evento tem o apoio da Embaixada da Colômbia no Brasil, da Universidade Senac Pelotas, Sebrae, da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), da Fundação Van Leer, da Peace in Our Cities, da Coalizão Brasileira Pelo Fim da Violência e da Vetorial Internet.

Notícias Relacionadas