ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Uso de máscara é alvo de campanha de conscientização da Prefeitura

A ação, em parceria com a Unimed e a Ecosul, foi lançada nesta semana e expõe a necessidade da utilização da proteção facial, que deve permanecer aliada à vacinação para combater a pandemia da Covid-19

Por Marina Amaral 08-07-2021 | 16:55:33

Ao mesmo tempo que a vacinação contra o coronavírus avança em Pelotas, o cuidado e respeito às medidas sanitárias e aos protocolos ainda se fazem necessários para combater a pandemia. Por isso, com o intuito de conscientizar a população quanto à importância do uso de máscara de proteção, a Prefeitura lançou, nesta semana, uma campanha em parceria com a Unimed Pelotas e a Empresa Concessionária de Rodovias do Sul (Ecosul). A iniciativa visa mostrar que quem usa máscara amigo é, e garante a proteção de si próprio e de quem ama. 

A ideia principal da ação é mostrar às pessoas que, mesmo imunizadas, devem seguir as normas e utilizar a máscara para continuar, de fato, protegidas. A prefeita Paula Mascarenhas explica que a campanha está indo ao ar em um momento que o processo de vacinação é ampliado, com o intuito de evidenciar que a imunização precisa estar aliada a esses cuidados, que devem ser seguidos à risca por todos.  

“A gente está mostrando o quanto é importante, ainda, o uso de máscara e o quanto isso ajuda a proteger pessoas e preservar vidas. É essencial termos esses cuidados e, junto a isso, avançar na ampliação da vacinação. Esses são, certamente, passos importantes para vencer a pandemia”, declarou a gestora municipal. 

A partir de expressões conhecidas e ditados populares, a campanha cria variações e jogos de palavras para chamar atenção da população. “Quem vê máscara, vê coração”, “Mais vale uma máscara no rosto do que duas no pulso”, “Quem usa máscara o vírus espanta” e “Em máscara bem colocada não entra vírus” são algumas das frases desenvolvidas para conscientizar a população, de forma afetiva.

Foto: reprodução da internet

Para tanto, essas mensagens de conscientização sobre o uso de máscara serão espalhadas pela cidade, em locais de fácil acesso e de grande circulação de pessoas, como paradas de transporte coletivo e o Centro da cidade. Além disso, adesivos estamparão vidros vidros traseiros de ônibus (chamados de busdoor), materiais impressos vão ser entregues no Calçadão e informações serão veiculadas em rádios e jornais. Por fim, haverá distribuição das máscaras de proteção, que são o foco da campanha.

Para a secretária de Saúde, Roberta Paganini, a utilização da proteção facial é uma questão de prevenção, além de ser “uma manifestação de estima e respeito por si e pelo outro”. Quem usa a máscara está protegendo a si próprio e, também, está cuidando do próximo. A prevenção, assim, é o melhor caminho para combater a Covid-19. 

A infectologista da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e integrante do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, Danise Senna, lembra que a vacina tem como principal objetivo evitar casos graves da doença e mortes, ou seja, mesmo com as aplicações é possível contrair a doença de maneira pouco sintomática ou assintomática. A Covid-19 pode, dessa maneira, passar despercebida. “Para evitar contaminar outras pessoas, é necessário manter as medidas de proteção mecânicas, como uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social”, completou.

Uso de máscara é fundamental em ambientes abertos e fechados - Foto: Michel Corvello

O apoio dado pela Unimed Pelotas à Prefeitura, para a realização da campanha, demonstra a união de forças na missão de promover a saúde, além de tratar a doença. A presidente da cooperativa, Rosana Souza van der Laan, reitera que já é comprovado, cientificamente, que o uso correto da máscara produz uma barreira mecânica, a qual impede que pessoas portadoras do vírus - seja de forma assintomática, seja sintomática - contaminem os demais. Do mesmo modo, os outros indivíduos evitam a contaminação pelo simples fato de utilizá-la.

“O ato de utilização da máscara, distanciamento social e uso de álcool gel é uma tríade que, neste momento que não temos a população ainda na maioria vacinada, nos dá a proteção de não adoecermos”, destacou Rosana. 

O coordenador de comunicação institucional da Ecosul, outra instituição parceira, Johny Calegaro, também ressaltou a relevância da ação promovida pelo Poder Público. "Segurança e proteção são essenciais, e premissas das ações da concessionária. Portanto, abraçamos essa campanha, estimulando a conscientização da comunidade sobre esse importante tema", afirmou.

Tags

campanha, uso de máscara, máscara de proteção, coronavírus, conscientização

Carregando 0%
Carregando 0%