ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Vacinação dos profissionais de saúde continua na quinta-feira

Profissionais de saúde serão divididos em subgrupos. Nesta semana, serão imunizados, com a primeira dose da vacina, os que estão na ativa, no apoio em serviços de saúde

Por César Soares 22-03-2021 | 16:53:09

Atualizada em 23 de março de 2021, às 16h30min

A vacinação para profissionais da saúde, contra a Covid-19, será retomada nessa quinta-feira (25). Na etapa, serão imunizados, com a primeira dose, o pessoal do subgrupo de apoio, na ativa em serviços de saúde, como os trabalhadores de higienização, recepcionistas, seguranças, motoristas, entre outros. Desta vez, a vacina será aplicada apenas no prédio do IFSul, da Praça 20 de Setembro, com entrada pela rua Jornalista Cândido de Melo, das 9 às 17h.

Nova etapa de vacinação dos profissionais de saúde está marcada - Foto: Rodrigo Chagas

Programação dividida por grupos 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai retomar com a vacinação dos profissionais da saúde, na próxima quinta-feira (25), com disponibilização de 1.500 doses para esse público. Esta etapa será divida em três subgrupos especificados abaixo. 

- Grupo 1: trabalhadores de apoio de serviços de saúde, como os profissionais de higienização, recepcionistas, seguranças, motoristas, entre outros.

- Grupo 2: demais profissionais de saúde, devidamente registrados em seus respectivos Conselhos. A vacinação desse grupo depende da chegada de novas doses. Por isso, ainda não há data prevista para o início.

- Grupo 3: médicos veterinários e profissionais de Educação Física. Da mesma forma que o grupo anterior, a vacinação depende da chegada de novas doses e não tem data prevista.

Veja o cronograma

* Quinta-feira (25/3) – Aplicação da primeira dose nos profissionais de saúde do subgrupo de apoio. Local: prédio do IFSul, à Praça 20 de Setembro, com entrada pela rua Jornalista Cândido de Melo, das 9 às 17h.

Documentação

Os profissionais que integram o subgrupo de apoio devem apresentar, no momento da imunização, os seguintes documentos:

- documento de identidade;

- documento que comprove o vínculo empregatício;

- declaração de vínculo empregatício em atividades de saúde com assistência à pacientes - modelo disponibilizado, no site da prefeitura (na barra superior).

Médicos veterinários e profissionais de Educação Física 

Em reunião virtual, na manhã desta segunda-feira (22), entre a secretária de Saúde, Roberta Paganini, e representantes da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde e dos conselhos regionais de Educação Física e de Medicina Veterinária, foi alinhada a continuação do processo de imunização dos profissionais da saúde, de acordo com a priorização estabelecida. A proposta é que essas duas categorias tenham um dia específico para receber a vacina, após a conclusão dos demais grupos de profissionais da área.

Proposta é alinhada na reunião com representante dos Conselhos - Foto: Michel Corvello

Durante o encontro, a secretária detalhou o sistema que adotado para imunização do grupo prioritário de profissionais da saúde desde o começo de fevereiro. Segundo a gestora, todo o processo tem seguido de acordo com o estabelecido pelas últimas diretrizes da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/RS), que traz o ordenamento de prioridade para a vacinação de profissionais. A quantidade de doses disponibilizadas para esse grupo também tem sido limitadora. 

"Nossa ideia é determinar um dia específico para vacinar médicos veterinários e profissionais de Educação Física, mas ainda não temos doses para isso. Precisamos aguardar a chegada de nova remessa e organizar uma data específica para esse público" projetou a secretária.

Participaram da conversa a delegada da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, Caroline Hoffmann, a presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RS), Lisandra Dornelles, e o representante do Conselho Regional de Educação Física, em Pelotas, Bruno Araújo.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

vacinação, profissionais da saúde

Carregando 0%
Carregando 0%