ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Vacinação em drive-thru imuniza 883 professores nesta sexta-feira

Dia foi destinado para imunização de professores do 3º ao 5º anos do Ensino Fundamental

04-06-2021 | 17:57:47

“Alívio para poder voltar às aulas e esperança de vencer o vírus”. Esse foi o relato da professora Marta Cunha, que leciona na Escola Municipal de Ensino Fundamental Independência, no Sítio Floresta e, assim como os demais professores do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, recebeu a 1º dose da vacina contra a Covid-19. Dando continuidade à vacinação de profissionais da Educação, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Prefeitura imunizou 883 integrantes desse grupo nesta sexta-feira (4) durante o drive-thru.

As professoras da Escola Santa Mônica, Juliana Boa Nova e Muriel Tadeu, também comemoraram a imunização. “Estamos realizadas, pois a preocupação de retornar às atividades presenciais sem vacina era grande”, afirmaram.

 Fotos: Rodrigo Chagas

A vacinação para profissionais da Educação continua neste sábado (5), segunda (7) e terça-feira (8). Além disso, na quinta-feira (10), foi incluída mais uma oportunidade para imunização de pessoas com comorbidades definidas no Plano Estadual de Vacinação e pacientes com deficiência permanente, cadastrados ou não no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), e gestantes ou puérperas (com até 45 dias do parto), com comorbidades.

Acompanhe o calendário dos próximos dias

Drive-thru – Centro de Eventos (entrada pela avenida Pinheiro Machado), das 9 às 17h:

 - sábado (5) - vacinação para profissionais da Educação - professores do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental; e,

- segunda-feira (7) – professores do Ensino Médio, Profissionalizante, EJA, além dos profissionais do administrativo e apoio.

IFSul – Praça 20 de Setembro – das 9 às 17h – entrada pelo estacionamento:

- terça-feira (8) – todos os grupos acima que não puderam ir no drive-thru.

Imunização em 7 pontos do Município

Quinta-feira (10) – imunização de pessoas com comorbidades definidas no Plano Estadual de Vacinação e pacientes com deficiência permanente, cadastrados ou não no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), e gestantes ou puérperas (com até 45 dias do parto), com comorbidades.

Fique atento aos endereços

1ª dose para pessoas com comorbidades e deficiência permanente:

 - CTG Raízes do Sul - avenida Cidade de Lisboa, 610 – Fragata;

- CTG Negrinho do Pastoreio - avenida João Gomes Nogueira, 273 – Areal;

- União Gaúcha - avenida Engenheiro Ildefonso Simões Lopes, 531 - Cohab Tablada;

- CTG Os Farrapos - Rua Raul Pompeia, 1.400 – Santa Terezinha;

- Associação Rural - Casa da Amizade, avenida Fernando Osório, 1.754 – Três Vendas;

- Colégio Pelotense – Auditório, entrada pela avenida Bento Gonçalves – Centro; e,

- Comunidade Católica Nossa Senhora de Lourdes - salão da igreja, avenida Amazonas, 515 – Balneário dos Prazeres.

Documentação

Para profissionais da Educação

- Documento de identidade

- Comprovante de residência

- CPF ou Cartão SUS

- Declaração-padrão fornecida pela escola onde o profissional atua. O modelo do documento está disponível no hotsite do coronavírus da Prefeitura, na aba "Declaração - Vacina Profissionais Educação", e deverá ser impresso em papel timbrado da instituição.

Público com comorbidades

- Atestado-padrão confeccionado pela Prefeitura, disponível no hotsite do coronavírus. O laudo pode ser obtido nos serviços de saúde públicos e privados. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o atestado é emitido no turno da tarde das 13 às 17h;

- documento de identidade com foto;

- comprovante de residência; e,

- CPF ou Cartão SUS.

Deficientes permanentes

As pessoas com Deficiência Permanente, cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), não precisarão apresentar o atestado-padrão da Prefeitura. Será solicitado, apenas, o comprovante do benefício, que pode ser obtido por meio do extrato bancário ou lotérico ou, ainda, acessando o site do INSS.

Doença renal

Os pacientes com doença renal crônica, que realizam hemodiálise, e os oncológicos, em tratamento de radioterapia e quimioterapia, podem solicitar os atestados nos serviços onde realizam os procedimentos.

Orientações da SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta que pessoas imunizadas com outras vacinas, como a da gripe, devem aguardar um intervalo mínimo de 14 dias entre as aplicações e, caso apresente sintomas gripais ou tenha positivado para a Covid-19, deve aguardar 30 dias do início desses sinais para receber a vacina.

Combate à Dengue

Durante a vacinação no drive-thru, a Vigilância em Saúde da SMS distribuiu material informativo sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor do vírus de doenças como a Dengue, a Zika e a Chikungunya. A agente de Combate a Endemias, Bruna Hewing, explicou a importância de a população executar ações de prevenção. “É necessário que a comunidade faça a sua parte, principalmente quanto a qualquer depósito que possa servir de criadouro para o mosquito”, afirmou.

Tags

Coronavírus, Covid-19, Imunização, Pelotas, Drive-thru, Vacinação

Carregando 0%
Carregando 0%