ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Vacinação em drive-thru imuniza mais de 900 idosos nesta segunda-feira

Imunização para idosos com mais de 77 anos prossegue nesta terça-feira (16). A partir de quarta-feira (17), a vacinação passa a ser em escolas do Município

15-03-2021 | 17:46:40

A Prefeitura imunizou, nesta segunda-feira (15), com a primeira dose contra a Covid-19, aproximadamente 900 idosos, com mais de 78 anos, no drive-thru realizado no Centro de Eventos da Fenadoce. A partir de quarta-feira (17), pessoas com mais de 77, 78 e 79 anos serão vacinadas em escolas da rede municipal.

No segundo dia consecutivo de drive-thru, o movimento foi intenso no Centro de Eventos. Boa parte dos idosos, de 78 anos ou mais, procurou a imunização no período da manhã, entre eles Marcolina Rocha. A aposentada disse ter saído de casa por volta das 7h30min e no meio da manhã já havia recebido a primeira dose da vacina.

"Tudo tranquilo, rápido e fácil. Estou aliviada, mas sei que tenho que continuar me cuidando", disse ao deixar o pavilhão da Fenadoce.

Luiz Lemos, 78 anos, dirigindo o próprio carro, não escondia a ansiedade de receber a injeção. "Que alegria! Essa doença tem levado tanta gente. É triste. Mas, eu, que tenho um pouco mais de saúde, quero viver um pouco mais também", falou o idoso, pedindo para ser fotografado no momento que recebia a vacina.

Semana começou com vacinação de idosos de 78 anos ou mais em drive-thru - Fotos: Rodrigo Chagas e Michel Corvelo

Calendário para os idosos

Nesta terça-feira (16), prossegue a vacinação em drive-thru, no Centro de Eventos da Fenadoce, com entrada pela avenida Pinheiro Machado, das 9 às 17h. Idosos de 77 anos ou mais podem procurar a imunização, levando a identidade, CPF ou cartão SUS e comprovante de residência.

A partir da quarta-feira (17), a Prefeitura aplica a primeira dose nos idosos de 79 a 77 anos, seguindo o seguinte calendário:

  • quarta-feira (17) - idosos com mais de 79 anos; 
  • quinta-feira (18) - idosos com mais de 78 anos; e, 
  • sexta-feira (19) - idosos com mais de 77.

As pessoas dessas faixas etárias devem procurar, das 10 às 15h, as seguintes escolas:

  • EMEF Balbino Mascarenhas, rua Cândido Augusto de Mello, 415;
  • Colégio Pelotense, rua Marcílio Dias, 1.597;
  • EMEF Fernando Osório, avenida Fernando Osório, 1.522;
  • EMEF Ferreira Viana, rua João Tomaz Munhoz, s/n°;
  •  EMEF Afonso Vizeu, rua Francisco Moreira, 285;
  •  EMEF Francisco Caruccio, rua Leopoldo Brod, 3.220; e, 
  • EMEF Francisco Barreto, rua Triunfo, 2257.

A SMS fará a distribuição de 100 fichas para imunização desse grupo prioritário em cada ponto de vacinação. 

Os idosos com mais de 85 anos, que receberam a primeira dose em fevereiro, farão a segunda na quarta-feira (17), na quinta-feira (18) e na sexta-feira (19), nos seguintes locais:

  •  UBS Bom Jesus – avenida Itália, 350, Areal;
  • UBS Guabiroba – rua Doutor Arnaldo da Silva Ferreira, 352, Fragata;
  •  UBS Laranjal – rua São Borja, 683, Laranjal; e
  • UBS Salgado Filho - avenida Senador Salgado Filho, 912, Três Vendas.

O atendimento será das 10 às 15h e devem ser apresentadas a identidade e a carteira de vacinação para comprovar a primeira aplicação.

Quem precisa apresentar atestado para se vacinar?

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta que, alguns idosos, precisam apresentar atestado médico para receber a vacina. Os casos que necessitam do documento são os seguintes:

- portadores de doenças reumáticas imunomediadas;

- pacientes oncológicos, transplantados ou demais casos de imunossuprimidos; e,

- pessoas que apresentaram reação linfática confirmada a uma dose anterior de uma vacina Covid-19 ou a qualquer componente dos imunizantes.

As pessoas que fazem uso de imunoglobina humana devem se vacinar com, pelo menos, um mês de intervalo entre a administração da imunoglobina e a vacina, como forma de evitar que ocorra interferência na resposta imunológica.

Idosos que apresentaram sintomas gripais ou outras doenças febris nas últimas quatro semanas não deverão se vacinar.  

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

saúde, idosos, drive thru, 78 anos, prefeitura, Pelotas, vacina, primeira dose, coronavírus

Carregando 0%
Carregando 0%