ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Vacinação para profissionais da saúde é suspensa

Grupo que não integra a lista de prioridades impediu a imunização no IFSul

Por Ascom 15-03-2021 | 17:13:45

A vacinação para profissionais de saúde, que estava sendo realizada nesta segunda-feira (15), no campus do IFSul, precisou ser suspensa no início da tarde. Veterinários e educadores físicos, que não comprovaram vínculo a estabelecimentos de saúde, conforme resolução estadual, impediram o acesso de outros trabalhadores que estavam na fila para ser vacinados. O grupo reivindicava o direito de ser imunizado, apesar da normativa do Estado. Por segurança às doses e aos aplicadores, o Município decidiu suspender a vacinação. 

Segundo o cronograma da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), esta segunda-feira estava destinada para a ampliação do grupo prioritário dos profissionais de saúde. A imunização era prevista para trabalhadores na ativa, que atuam na área, com idades entre 18 e 60 anos. 

Segundo a SMS, a nota técnica da Secretaria da Saúde do Estado (Resolução 25/2021 - Comissão Intergestores Bipartite - CIB), com a especificação do público a ser vacinado, restringe os profissionais dessas duas áreas que não estejam atuando na assistência em serviços de saúde. 

Por desconhecimento da informação por parte de aplicadores, foram vacinados, erroneamente, 12 profissionais na manhã desta segunda-feira. Tão logo foi percebido o equívoco, a vacinação desses profissionais foi suspensa. A SMS informará ao Ministério Público sobre o ocorrido.

As pessoas que haviam recebido senha e acabaram impedidas de se vacinar, por causa da manifestação, serão contactadas nesta terça-feira (16), pela SMS, e terão assegurada a imunização prioritária a partir de quarta-feira (17).  

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

vacinação, profissionais de saúde, supenso, veterinários, educadores físicos, resolução estadual

Carregando 0%
Carregando 0%