
Vigilância Sanitária fiscaliza comércio nos festejos de Iemanjá
A comercialização de bebidas e alimentos nos festejos de Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá, no Balneário dos Prazeres, exclusivamente por ambulantes previamente autorizados pela Prefeitura, mediante aprovação em processo sob responsabilidade da Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, conta com a fiscalização técnica da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Município (Visa/SMS). É exigido o cumprimento de regras higiênico-sanitárias, para assegurar o bem-estar dos consumidores.
De acordo com informações do servidor da Visa/SMS, Sidnei Louro Jorge Júnior, equipe do Departamento fiscalizará, presencialmente, as atividades de comércio de bebidas e alimentos na praça Aratiba, onde ficam localizadas as bancas dos ambulantes autorizados, na noite desta quinta-feira (1º). “As caixas térmicas para acondicionamento dos produtos devem estar em perfeito estado de conservação e limpeza, as lixeiras com tampas acionadas por pedal e com sacos plásticos do tamanho compatível e os manipuladores precisam vestir uniforme, de preferência de cor clara, e usar proteção nos cabelos. Homens com barba aparada e mulheres e homens sem adornos, como brincos, anéis e piercings, unhas aparadas, sem esmalte e limpas”, observa.
Entre as orientações, a Visa salienta que, quem mexe com dinheiro não deve realizar a manipulação de alimentos, nem fazer a entrega de lanches ou bebidas ao consumidor. A higiene das mãos, de forma frequente, com água limpa, sabão líquido, toalhas descartáveis de papel, é considerada indispensável, assim como álcool gel 70% à disposição dos consumidores. O espaço ocupado pelo ambulante deverá estar organizado e limpo durante todo o tempo que o comércio estiver sendo realizado.
Sidnei Louro Jorge Júnior informa que a Vigilância Sanitária ainda orienta sobre diversos procedimentos sobre os produtos utilizados para o preparo dos lanches, desde a procedência até a conservação e o cuidado especial com cada ingrediente. “Nossas regras seguem as normas da legislação sanitária, visando à saúde dos consumidores. Denúncias podem ser feitas pelo endereço de e-mail admvisapel@gmail.com ou pelo telefone 156.”