ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

1º Fórum Municipal discute prevenção da violência nas escolas

Ciclo de debates contou com dez novas adesões de empresas ao Pacto Pelotas pela Paz

15-03-2018 | 17:44:14

      “A escola é o grande centro da prevenção.” Com esta frase, a prefeita Paula Mascarenhas resumiu o principal objetivo do 1º Fórum Municipal de Prevenção da Violência Escolar - iniciativa do Pacto Pelotas pela Paz -, que ocorreu, nesta quinta-feira (15), na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A abertura contou com dez novas adesões ao Banco de Oportunidades do Pacto.

Foto: Gustavo Mansur

      Professores da rede municipal de ensino e parceiros do Pacto lotaram o auditório Dom Antônio Zattera para entender o papel da Educação na prevenção da criminalidade e na formação de uma cultura de paz.

      Ao abordar a priorização da segurança pública e da mobilização da sociedade e empresariado, no rompimento da trajetória de avanço da criminalidade, Paula enfatizou que os educadores não estão sozinhos e as escolas ocupam posição central para mudar essa realidade.       

      “Temos uma rede poderosa e qualificada para disputar cada um dos nossos estudantes com o tráfico e a violência. Consideramos a escola o centro de atenção para a formação de uma cultura de paz”, afirmou a chefe do Executivo pelotense.

      Durante toda a manhã, o painel Escola da Paz colocou em pauta estratégias que provocam o protagonismo das comunidades escolares e o desenvolvimento de ambientes de transformação social. A consultora do Instituto Cidade Segura e do eixo de Prevenção Social do Pacto, Tâmara Biolo, falou sobre a importância do uso de evidências na prevenção da violência. 

      “A segurança pública vive hoje uma virada, um momento para aprendermos com experiências exitosas que podemos trazer para o País", observou a consultora.

      A responsável pela 5ª Coordenadoria Regional de Educação (5ª CRE), Dóris Noronha, compartilhou a experiência do Estado com a implantação das Comissões Internas de Prevenção da Violência Escolar (Cipaves), metodologias que também serão implantadas nas escolas municipais.

      Henrique Alam e Silva, Marilaine Furmann e Selma Mazza, do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), discorreram sobre as Metodologias Restaurativas na Escola, que coloca a solução de conflitos por meio do diálogo e da realização de Círculos da Paz.

      As atividades destinadas às escolas da rede municipal e instituições parceiras do Pacto se estenderam durante a tarde com as palestras sobre Pacto de Convivência na escola, Monitoramento da Infrequência Escolar e do Programa cada Jovem Conta. 

      Na sequência, Marcela Moura de Almeida, do Instituto Vila Educação, versou acerca do tema Aprendizagem Socioemocional na Escola. Marcela é formadora do Programa Compasso Socioemocional e tem experiência em pesquisa e desenvolvimento de projetos sociais, culturais e educacionais.

      Banco de Oportunidades ganha dez novos parceiros

      Na abertura do evento, outras dez empresas aderiram ao Pacto Pelotas pela Paz e vão incrementar a oferta de vagas de emprego, esportes e cursos profissionalizantes do Banco de Oportunidades. A partir de agora, estudantes identificados no Programa Cada Jovem Conta poderão dispor de novas vagas para aprender a jogar futebol na Escola BR Futsal e no Esporte Clube Pelotas, bem como cursos profissionalizantes nas escolas JA Desenho e Nair Rosselli. 

      O Senac disponibilizará bolsas de estudo totalmente gratuitas, enquanto a Loja Colombo, o Guanabara, o Macro Atacado Treichel, a Solum Construtora e Incorporadora e o Grupo RBS oferecerão postos de trabalho por intermédio do Jovem Aprendiz. 

      Os novos parceiros se unem a outros 15, que se comprometeram anteriormente com o Pacto, e juntos, somam 140 vagas para inserir estudantes em situação de vulnerabilidade em atividades que os afastem de fatores de risco e os ajudem a evitar a evasão escolar.

      O gerente-executivo do Grupo RBS, Haroldo Amaral Júnior, falou em nome dos empresários que aderiram ao Pacto, no dia, e lançou o desafio para a cidade chegar a cem empresas parceiras e atingir 500 vagas abertas. 

“O sentimento de todos aqui é o de cumprimento de um dever. A sociedade, como um todo, precisa aderir e só assim teremos um Pacto duradouro em médio e longo prazos”, destacou Amaral Jr.

      O evento contou com a presença do vice-prefeito, Idemar Barz; de secretários municipais; do diretor do Foro, Marcelo Malizia Cabral; da promotora da Infância e Juventude, Luciara Robe Silveira; do promotor de Justiça, Paulo Charqueiro; comandante do 3º Batalhão de Bombeiros Militares, Everton Dias; e do reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Júnior.

      Interessados em ofertar vagas, em parceria com o Pacto Pelotas pela Paz, podem entrar em contato pelo e-mail bco.oportunidades@gmail.com.

Tags

pacto, fórum, debate, educação, prevenção da violência

Carregando 0%
Carregando 0%