Projeto da Prefeitura envolve cerca de 500 crianças e jovens; atletas lutam em Las Vegas no final de fevereiro e arrecadam recursos para viabilizar a viagem
31-01-2019 | 14:36:37
Dois atletas do ‘Quem Luta Não Briga’ (QLNB), projeto de taekwondo desenvolvido pela Prefeitura, estão na cidade de São Caetano do Sul, em São Paulo, desde terça-feira (29) para participar de um treinamento com a Two Brothers Team – uma das melhores equipes do Brasil, afirma o coordenador da iniciativa e mestre de taekwondo, Rossano Diniz.
Ana Victória e Yago Lima iniciam o ano em busca de mais uma conquista: melhorar o desempenho no ranking olímpico da modalidade, o que permitirá alçar voos maiores na prática esportiva. Diniz acrescenta que a oportunidade de treinar no local em que já passaram os melhores atletas e técnicos do país é fundamental para as suas carreiras. Na cidade, Yago treinou nesta quinta (31) com o ex-atleta olímpico Marcio Wenceslau e, também, com Cláudio Pecorari Júnior, medalhista de bronze no Campeonato Brasileiro de Taekwondo.
Os dois ficam em São Paulo por duas semanas, até o dia 7 de fevereiro, quando Ana desembarca em solo carioca, para disputar uma vaga na Seleção Brasileira de Taekwondo. Sediada no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, até dia 10 de fevereiro, a competição vai reunir os melhores atletas nacionais e determinará a equipe permanente de 2019 das categorias adulto e juvenil. O mestre Rossano Diniz acompanhará a pelotense nas provas.
Ana e Yago encontram-se em São Caetano do Sul novamente para concluir o treinamento na Two Brothers Team. No final do mês, os dois lutadores embarcam para Las Vegas, nos Estados Unidos, para outro desafio: a disputa do US Open Taekwondo Championships, entre 27 de fevereiro e 3 de março. O evento é válido para o ranking da Federação Internacional de Taekwondo.
Uma “vaquinha” online foi criada para arrecadar recursos a fim de viabilizar a viagem dos atletas, que buscam patrocínio e apoio financeiro para custos com passagens, hospedagem, inscrição e alimentação na cidade norte-americana. Os jovens, que têm o objetivo de reunir R$ 6,5 mil, arrecadaram até o momento R$ 1,1 mil.
A partir desta quinta-feira (31), o projeto inaugura o ‘QLNB Camp 2019’ - evento de formação anual que reúne até domingo (3) atletas de todo o estado e alunos da iniciativa, beneficiando cerca de 500 crianças e adolescentes pelotenses. Profissionais de Rio Grande, Uruguaiana, Jaguarão, São Lourenço do Sul, Santa Maria, Sapucaia do Sul, Gravataí e Camaquã vêm a Pelotas para treinar, trocar experiências e interagir com os alunos, explica Diniz.
Os treinos serão concentrados no Centro de Treinamento do grupo, no Instituto de Menores Dom Antônio Zattera (Imdaz), no Areal, onde os atletas visitantes ficarão hospedados. O QLNB é desenvolvido pela Secretaria de Educação e Desporto, em parceria com a Escola Superior de Educação Física, da Universidade Federal de Pelotas e Imdaz.