ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Boletim coronavírus nº 1 - 18/03/2020

Até o momento, nenhum caso foi confirmado em Pelotas. Desde o fim de janeiro, um total de 19 casos suspeitos foram notificados na cidade, sendo que três já foram descartados

Por Ascom 18-03-2020 | 16:00:51

Até as 16h desta quarta-feira (18), haviam sido notificados 16 casos SUSPEITOS do novo coronavírus em Pelotas, todos enviados para análise do Laboratório Central do Rio Grande do Sul (Lacen/RS). Desde o fim de janeiro, um total de 19 casos foram notificados na cidade, sendo que três já foram descartados.  

Do total de casos observados no município (19) — sendo que três já foram descartados e 16 continuam em análise —, 11 envolvem mulheres e 8 homens, com idades entre 8 e 64 anos. A origem dos pacientes inclui países como Portugal, Alemanha, Itália, Estados Unidos e Uruguai, e as cidades do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Brasília (DF).

Conforme a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (SMS), o aumento no número de notificações, entre segunda (16), quando havia cinco (5) SUSPEITOS, e esta quarta-feira, se deve ao crescimento no volume de coletas. 

+Saiba mais sobre o coronavírus

Entenda

Existe uma equipe volante que, após ser avisada pela Unidade Básica de Saúde (UBS) onde o paciente procurou atendimento, vai à casa da pessoa com suspeita para fazer a coleta. É bom reforçar que isso só ocorre quando se tem certeza da suspeita e não quer dizer que o usuário esteja com coronavírus.

A Vigilância reforça que ao receber a equipe para a realização do exame, a pessoa também é orientada a permanecer em isolamento domiciliar. Ela recebe várias orientações sobre como proceder e as medidas preventivas a serem adotadas, assinando um documento em que deixa claro que está ciente de que ela é uma SUSPEITA de coronavírus e não que tem a doença. 

“Alguns estão confundindo o documento com um atestado de que a pessoa tem a doença e não é isso. São apenas orientações e um termo de ciência, que reforça a importância da pessoa permanecer em isolamento domiciliar”, explica Ana Alice Maciel, enfermeira da Vigep.

Laboratório

O Lacen/RS é o único laboratório do Rio Grande do Sul credenciado e certificado para realização do exame de contraprova — que confirma ou descarta o coronavírus. Os laudos do Lacen/RS demoram cerca de 48 horas para ficarem prontos, podendo levar mais tempo dependendo da demanda do órgão. Todas as informações oficiais serão divulgadas nos boletins diários no site pelotas.com.br e nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Pelotas.

Carregando 0%
Carregando 0%