ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Boletim coronavírus nº 51 – 08/05/2020

Vigilância Epidemiológica contabiliza testes rápidos no monitoramento de casos positivos para Covid-19 em Pelotas

08-05-2020 | 15:49:33

A partir desta sexta-feira (8), a Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde (SMS) passa a contabilizar os testes rápidos feitos por laboratórios credenciados ao Ministério da Saúde. A inclusão é uma determinação estadual. Com a regra, Pelotas passa a ter 29 casos confirmados para infecção pelo novo coronavírus.

De acordo com a chefe da Vigilância Epidemiológica, Carmem Viegas, com o reconhecimento – por parte do governo do Estado – dos testes rápidos, o levantamento feito todos os dias no município conterá esses resultados, assim como já era feito com os exames PCR.

"Nós já estávamos acompanhando os casos positivos apontados em testes rápidos; apenas aguardávamos a inserção deles no sistema eletrônico dos SUS para a Vigilância Epidemiológica", relata Carmem.

Além dos testes de cinco pessoas que residem na cidade, um sexto exame positivo foi realizado. A Vigilância, após investigação, excluiu esse teste do somatório local por se tratar de uma pessoa que mora em Porto Alegre. "De acordo com o nosso levantamento, a mulher, de 57 anos, realizou o teste rápido quando visitava parentes em Pelotas", esclarece a chefe da epidemiologia.

Confirmados

Assim como em outros municípios em que já existem constatações, através de testes rápidos, de pessoas contaminadas pelo Sars-CoV-2, Pelotas teve um acréscimo nos dados nesta sexta-feira (8). Do total de 29 casos, cinco são relativos a esse tipo de procedimento. 

De acordo com a epidemiologia local, os exames são de quatro mulheres, com idades de 45, 48, 65 e 72 anos. Há também um laudo positivo de um homem de 29 anos. Todos são domiciliados na cidade e tiveram sintomas leves ou foram assintomáticos para a doença.

Recuperados

Todos os pacientes, cujos resultados positivaram para Covid-19 – nos testes rápidos – e foram incluídos nos registros locais da enfermidade, já são considerados recuperados. Esse dado faz crescer de 19 para 25 pessoas que tiveram a saúde restabelecida depois da infecção. Hoje, três pessoas continuam isoladas em casa, com monitoramento da Vigilância Epidemiológica.

Hospitais

Permanece, em um hospital particular da capital, um morador de Pelotas, que está em tratamento na capital do Estado desde o mês de março.

Nas instituições da cidade, três leitos Covid estão ocupados. Dois são referentes à ala específica para a patologia no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na qual dois homens, um de 26 e outro de 70 anos, esperam a conclusão do exame.

No Centro Covid, a bebê de 4 meses negativou para contaminação pelo novo coronavírus e recebeu alta. Uma menina de sete anos foi internada na noite desta quinta-feira (7), com sintomas de síndromes gripais e teve material coletado para investigação do vírus.

Não caia em fake news.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

saúde, coronavírus, hospitais, testes, recuperados, isolados, boletim nº 51, 8 de maio de 2020

Carregando 0%
Carregando 0%