ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Campanha busca ajudar na higiene da população em situação de rua

O objetivo é fornecer material básico de higiene para pessoas que vivem nas ruas de Pelotas

Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 03-04-2020 | 15:52:14

Uma campanha da equipe do Consultório na Rua, da Secretaria de Saúde (SMS), que trabalha com o primeiro atendimento de saúde a pessoas em situação de rua, pretende levar água e sabão a essa população, para que possam lavar as mãos com mais frequência e assim tentar conter a propagação da pandemia.

A chefe do Departamento de Saúde Mental da SMS, Gabriela Haack, explica que muitas das pessoas em situação de rua trabalham com reciclagem e os materiais podem estar contaminados. Como elas têm pouco ou nenhum acesso à água, estão mais vulneráveis ao contágio. O último levantamento feito pela equipe identificou cerca de 400 pessoas vivendo nas ruas, mas ela diz que esse número já cresceu.  

A equipe pede, principalmente, a doação de sabonete líquido e garrafas pet para a montagem dos kits. Detergente líquido também pode ser usado para a lavagem de mãos. Sabonetes e sabão em barra também são bem-vindos e serão doados para as pessoas que tiverem um pouco mais de estrutura e tenham onde utilizá-los. Assim, além dos primeiros cuidados em saúde, como testes rápidos, curativos, medicação e vacinas, a equipe levará informação sobre o novo Coronavírus e um kit com água e sabão para que elas lavem as mãos com mais frequência.  

As garrafas PET, de qualquer tamanho, serão recolhidas e higienizadas para a montagem dos kits e distribuídas a partir da próxima semana.
As doações podem ser entregues na rua Lobo da Costa, 1.764, sala 206. Quem não puder se deslocar até o local pode entrar em contato com o Departamento de Saúde Mental, pelo telefone 53.3284-7716, para agendar o recolhimento.  

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Carregando 0%
Carregando 0%