ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Círculos de construção da paz virtuais envolvem 70 pessoas

Em Pelotas, metodologia – integrante do 'Pacto pela Paz' – é oportunidade para reflexão, mesmo a distância, sobre o momento atual

14-04-2020 | 18:03:34

Refletir sobre as experiências, sentimentos e ensinamentos adquiridos a partir do momento atual vivido pelo mundo, no contexto da pandemia gerada pelo novo coronavírus, tem sido um dos principais objetivos dos círculos de construção da paz virtuais feitos em Pelotas, nas últimas semanas. A ação corresponde à metodologia de Justiça Restaurativa (JR), uma das apostas do Pacto Pelotas pela Paz para reduzir a violência nas escolas, nos condomínios, nos ambientes de trabalho e, consequentemente, em toda a cidade, utilizando-se do diálogo e da empatia a fim de prevenir e resolver conflitos.

Cerca de 70 pessoas já participaram das atividades que acontecem online, respeitando a recomendação do distanciamento social dada à população. A orientadora educacional e instrutora de JR, da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), Jussara Cruz, explica que o formato é uma alternativa para acolher cidadãos nesta situação.

“Os círculos possibilitam espaço à escuta e à fala, diante de perguntas norteadoras, como ‘Qual valor eu tenho me apoiado neste momento de pandemia?’ ‘Como eu estou me sentindo?’ 'De onde eu tiro a minha força e energia diante do isolamento e de incertezas?' 'Qual mensagem eu tenho aprendido nestes dias?'", exemplifica a servidora da Prefeitura.

Atividades online atendem ao apelo de distanciamento social em razão da pandemia – Imagem: Divulgação

A instrutora acrescenta que as atividades, realizadas em parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Pelotas (Cejusc), representam uma oportunidade de reflexão sobre a necessidade de cuidarmos da nossa saúde mental e emocional. Qualquer pessoa pode participar de um círculo restaurativo virtual, enviando uma mensagem para o número (53) 99139-5212. Os encontros ocorrem nas terças e quintas-feiras, das 14h30min às 17h.

Não caia em fake news.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

círculos, paz, restaurativos, virtuais, justiça restaurativa, cerca de 70 pessoas, foco no tema da pandemia

Carregando 0%
Carregando 0%