ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Educação e Desporto

Escolas incentivam a leitura no Dia da Alfabetização

Educandários promoveram ‘Jardim Literário’ ao ar livre, nesta quarta-feira

14-11-2018 | 16:58:58

O Dia Nacional da Alfabetização, celebrado nesta quarta-feira (14), não passou em branco nas escolas municipais de Pelotas. Diversos educandários aceitaram a sugestão da Secretaria de Educação e Desporto (Smed) e promoveram o ‘Jardim Literário’ — momento do dia em que valorizaram a literatura, ao ar livre, com contação de histórias e interação com dezenas de publicações.

Emefs Ministro Fernando Osório, Olavo Bilac e Cecília Meireles promovem 'Jardim Literário'. Fotos: Divulgação
“O intuito é despertar nos estudantes das turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental o gosto pela leitura, além de valorizar o professor alfabetizador”, informa a supervisora de Ensino dos Anos Iniciais, Kelly Maciel.

A Smed orientou que as atividades oportunizassem a elaboração de trabalhos e, estes, fotografados e enviados à Secretaria pelo e-mail jornadaliteraria.smedpelotas@gmail.com até dia 22 de novembro. É importante que seja enviado, juntamente às fotos (no máximo três), nome da escola, local da atividade, turma, professor e título da obra trabalhada.

Além da atividade com os livros, os estudantes da Emef Ministro Fernando Osório participaram de atividade proposta pelo Departamento de Educação da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), na Praça Modelo. Entre as ações, o grupo ouviu palestra sobre resíduos sólidos e formas corretas de descarte do lixo, além de conferirem a mostra de animais empalhados e ouvirem sobre a sua importância ao ecossistema.

Escolas Independência, Jacob Brod, Jeremias Fróes e Balbino Mascarenhas enalteceram a importância dos livros nesta tarde. Fotos: Divulgação

Dia para enaltecer a literatura

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) João da Silva Silveira, no Monte Bonito (9º distrito), as cerca de 50 crianças das turmas inicias, de 7 a 8 anos, participaram da ‘Hora do Conto’ de um jeito especial: ao ar livre e produzindo lembretes de amor para ‘plantar’ no educandário. O livro ‘O Poder da Gentileza’ foi o escolhido para a manhã na escola, momento em que puderem conversar sobre as boas práticas que levam a um ambiente de paz e harmonia.

Emef João da Silva Silveira reuniu os alunos ao ar livre para a 'Hora do Conto'. Fotos: Divulgação

O mesmo ocorreu nas Emefs Olavo Bilac e Balbino Mascarenhas, no Fragata; Independência, no Sítio Floresta; Jeremias Fróes, no Centro; Cecília Meireles, no Areal; e Ministro Fernando Osório e Jacob Brod, nas Três Vendas – nesta, os alunos foram até a Praça Modelo participar da atividade.

Tags

jardim literário, dia da alfabetização, emefs, livros, literatura, educação

Carregando 0%
Carregando 0%