Local vai sediar cursos e oficinas para capacitar e profissionalizar jovens de 14 a 24 anos do São Gonçalo
24-06-2019 | 15:39:47
Prestes a ser inaugurado na próxima quinta-feira (27), o Espaço de Referência para Juventude recebe os últimos cuidados dos trabalhadores do projeto Mão de Obra Prisional (MOP). Junto ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São Gonçalo, no Navegantes, o local vai sediar cursos e oficinas gratuitos com o objetivo de capacitar e profissionalizar jovens da periferia e, em contrapartida, prevenir a violência na região.
Navegantes contará com Espaço de Referência para Juventude
Assistência Social arrecada livros para a biblioteca juvenil
Prefeitura assina contrato para reforma do Cras São Gonçalo
A iniciativa que integra o Pacto Pelotas pela Paz começou a tomar forma em fevereiro deste ano. Inicialmente, sete apenados ligados ao MOP na Secretaria de Assistência Social (SAS) atuavam no Espaço, realizando pintura, troca da parte elétrica e conserto de imperfeições nas paredes e telhado. Com o passar do tempo, eles receberam o reforço de mais quatro trabalhadores, estes ligados ao Mão de Obra Prisional na Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), responsáveis pela limpeza de aberturas, vidraças e paredes.
Um deles atuava na manhã desta segunda-feira (24) limpando as janelas. Integrado ao MOP há dois meses, disse estar satisfeito em ter a oportunidade de poder trabalhar no projeto, principalmente quando passa os dias em um local destinado a abrir novas chances e dar diferentes perspectivas de futuro para os jovens do Navegantes.
Além do trabalho estrutural realizado pela SAS e pela Ssui, o Espaço de Referência para Juventude é ligado ao Banco de Oportunidades, administrado pela Secretaria de Cultura (Secult), responsável pela captação de mais de 870 vagas em cursos, oficinas, esporte e arte. Este número está prestes a aumentar, uma vez que cinco atividades já estão confirmadas para ocorrer no local - além de uma nova turma do Projeto Start - voltadas a jovens do São Gonçalo com idades entre 14 e 24 anos.
As aulas devem começar no dia 5 de julho. Os cursos profissionalizantes confirmados são:
As inscrições estão abertas e podem ser feitas no próprio Espaço de Referência para Juventude, localizado na rua Darcy Vargas, 212, das 14h às 17h. Os interessados precisam apresentar uma Carta de Recomendação, emitida pelo Cras São Gonçalo ou pelas escolas da região; menores de idade devem estar acompanhados de um responsável. Como as vagas são limitadas, será criada uma lista de espera.
“O Espaço da Juventude é um reflexo do Pacto Pelotas pela Paz, é um projeto que não tem apenas uma secretaria trabalhando, mas várias em conjunto. A ideia surgiu no Banco de Oportunidades, dentro da Secult, e a SAS apoiou cedendo espaço e comprando alguns cursos. A Ssui auxiliou com o MOP, a Secretaria de Saúde com a doação de cadeiras,... E não para por aí! As secretarias de Desenvolvimento Rural e Educação e Desporto também vão desenvolver projetos”, explicou o idealizador do Espaço, Pablo Salomão.
O local vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, em duas salas. A Prefeitura também articula uma parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a fim de que projetos de extensão sejam desenvolvidos no Navegantes, levando a academia para dentro do bairro.
Salomão ressalta que o Município está em tratativas com outras instituições de ensino, pois o objetivo do Espaço de Referência é ocupar o tempo ocioso dos jovens com atividades profissionalizantes e de estímulo ao seu protagonismo.