
Etapa de base está quase concluída na requalificação da Leopoldo Brod
Iniciadas no mês passado, as obras de requalificação de trecho de 1.040 metros, da avenida Leopoldo Brod, no bairro Três Vendas, já estão com mais de 80% dos serviços de base concluídos e, também em andamento, a colocação de meios-fios e a implantação de travessias de drenagem pluvial, com tubulação envelopada de concreto, subterrânea à pista futuramente asfaltada.
Material de base é preparado para receber o asfalto e o fluxo de veículos - Fotos: Divulgação/Seplag
A requalificação da avenida Leopoldo Brod faz parte do programa #ObraNoBairro. Quando anunciou os investimentos até o final deste ano, a prefeita Paula Mascarenhas destacou que um dos critérios para escolha dos projetos baseava-se no prosseguimento de intervenções em vias parcialmente beneficiadas, e citou a Leopoldo Brod como exemplo, cujo primeiro trecho contemplado com infraestrutura corresponde a 530 metros, a partir da avenida Fernando Osório, sentido bairro/Centro.
A Prefeitura fiscaliza o andamento das obras, executadas pela empresa SBS Engenharia Ltda, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). O secretário Roberto Ramalho comenta que a Leopoldo Brod era o único acesso à BR-116 não asfaltado. “A partir da requalificação, quem entrar ou sair da cidade encontrará todos os percursos padronizados e com qualidade.”
Saiba o que está previsto
Mais de um quilômetro da avenida passou por escavações para colocação de base adequada para receber a pavimentação asfáltica e o trânsito. Na composição do material, foram utilizadas pedras rachão e brita graduada simples (BGS).
Além do asfalto, o trecho receberá sinalização viária e duas ondulações transversais (quebra-molas), acessibilidade, passeios públicos e ciclofaixa. Os ciclistas também serão contemplados com infraestrutura adequada no trecho anterior ao que se encontra em obras – os 530 metros iniciais terão ciclovia.
Os recursos para a requalificação da avenida têm origem em diversas fontes, como saldos de programas federais, Financiamento à Infraestrutura e Saneamento (Finisa/Caixa Federal), e de emenda parlamentar. O investimento é de mais de R$ 2 milhões e contempla, também, trecho da avenida São Jorge, com obras em andamento.
Notícias Relacionadas

Prefeitura emplaca projeto de R$ 57 milhões para implementar ônibus elétricos

Prefeitura anuncia inscrições para segunda fase do MEI RS Calamidades

Prefeitura, UFPel e IFSUL realizam primeira reunião do Comitê Gestor do Programa de Internacionalização

Prefeito apresenta PPA em audiência pública