ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Planejamento e Gestão

Etapa de base está quase concluída na requalificação da Leopoldo Brod

Projeto do programa #ObraNoBairro levará pavimentação a trecho de mais de um quilômetro

Por Tânia Magalhães 30-07-2020 | 14:35:06

Iniciadas no mês passado, as obras de requalificação de trecho de 1.040 metros, da avenida Leopoldo Brod, no bairro Três Vendas, já estão com mais de 80% dos serviços de base concluídos e, também em andamento, a colocação de meios-fios e a implantação de travessias de drenagem pluvial, com tubulação envelopada de concreto, subterrânea à pista futuramente asfaltada.

Material de base é preparado para receber o asfalto e o fluxo de veículos - Fotos: Divulgação/Seplag

A requalificação da avenida Leopoldo Brod faz parte do programa #ObraNoBairro. Quando anunciou os investimentos até o final deste ano, a prefeita Paula Mascarenhas destacou que um dos critérios para escolha dos projetos baseava-se no prosseguimento de intervenções em vias parcialmente beneficiadas, e citou a Leopoldo Brod como exemplo, cujo primeiro trecho contemplado com infraestrutura corresponde a 530 metros, a partir da avenida Fernando Osório, sentido bairro/Centro.

A Prefeitura fiscaliza o andamento das obras, executadas pela empresa SBS Engenharia Ltda, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). O secretário Roberto Ramalho comenta que a Leopoldo Brod era o único acesso à BR-116 não asfaltado. “A partir da requalificação, quem entrar ou sair da cidade encontrará todos os percursos padronizados e com qualidade.”

Saiba o que está previsto

Mais de um quilômetro da avenida passou por escavações para colocação de base adequada para receber a pavimentação asfáltica e o trânsito. Na composição do material, foram utilizadas pedras rachão e brita graduada simples (BGS). 

Além do asfalto, o trecho receberá sinalização viária e duas ondulações transversais (quebra-molas), acessibilidade, passeios públicos e ciclofaixa. Os ciclistas também serão contemplados com infraestrutura adequada no trecho anterior ao que se encontra em obras – os 530 metros iniciais terão ciclovia.

Os recursos para a requalificação da avenida têm origem em diversas fontes, como saldos de programas federais, Financiamento à Infraestrutura e Saneamento (Finisa/Caixa Federal), e de emenda parlamentar. O investimento é de mais de R$ 2 milhões e contempla, também, trecho da avenida São Jorge, com obras em andamento.

Tags

leopoldo brod, requalificação, base, drenagem superficial, asfalto, ciclofaixa, sinalização

Carregando 0%
Carregando 0%