Haverá comercialização direta do produtor ao consumidor em ponto fixo no Centro e bairros
Por Tânia Magalhães 14-01-2021 | 14:33:44
Comissão organizadora da Feira Municipal ‘Uvas de Pelotas’, integrada pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Emater, Embrapa, Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, realizou reunião preparatória, nesta semana, definindo o período de 5 a 20 de fevereiro para comercialização direta da fruta, do produtor ao consumidor, em ponto fixo no Centro e bairros. O quilo terá o mesmo preço do ano passado: R$ 5,00.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, informa que a Feira funcionará no Largo do Mercado Central, no Laranjal, na Guabiroba, no Fragata (avenida Duque de Caxias), nas Três Vendas (Terra Nova), e na avenida Bento Gonçalves com Juscelino Kubitschek de Oliveira, podendo abrir outros espaços.
Em razão do distanciamento social imposto pela pandemia do coronavírus, a abertura da colheita terá solenidade virtual, dia 5 de fevereiro, às 10h. Seidel salienta que será apresentado vídeo de propriedades produtoras de uvas e depoimento de agricultores e de representantes de instituições vinculadas à organização da Feira.
A safra deste ano, de acordo com o secretário, será superior à de 2020, com expectativa de produção de 30 a 40 toneladas por hectare. A zona rural de Pelotas conta com 46 hectares cultivados com uvas - 30 são de variedades para sucos e vinhos e, 16, para as de consumo in natura, como a Niágara rosa e branca, a Bordô e a Izabel.
Trinta e oito famílias cultivam uvas na colônia. A produção de Pelotas encontra mercado no próprio Município e, também, em outras localidades do Estado, principalmente da zona sul.
“A produção de vinhos de mesa e de sucos de uva é crescente em Pelotas. Há quatro agroindústrias em funcionamento e mais seis em fase de implantação. A atividade está em expansão, configurando-se na retomada da época de grandes vinícolas que existiam no Município, no final dos anos de 1800 e início dos de 1900", esclarece o secretário, salientando que a produção local de uvas de mesa abastece feiras, Ceasa, supermercados, fruteiras e pequenos comércios.
Na terça-feira (19), a comissão organizadora da Feira Municipal Uvas de Pelotas promoverá reunião com produtores para definições quanto à participação.
Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.