ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Instalação do 5º BPChoque reforça e amplia policiamento em Pelotas e região

Na presença do governador Eduardo Leite e da prefeita Paula Mascarenhas, efetivo de 120 policiais militares foi apresentado. Unidade fortalecerá as ações de prevenção e repressão à violência

Por Luiza Meirelles 17-10-2019 | 19:38:23

Foi oficialmente inaugurado, nesta quinta-feira (17), o 5º Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) da Brigada Militar, na presença do governador do Estado, Eduardo Leite, da prefeita Paula Mascarenhas e de representantes do legislativo municipal, estadual e federal, além de órgãos de segurança, lideranças regionais e autoridades civis e militares. O efetivo formado por 120 policiais militares, sob o comando do major Vasconcellos, intensificará e ampliará as ações de policiamento preventivo e repressivo em Pelotas e região, sendo uma unidade especializada para a execução de atividades que visam, sobretudo, o controle e a redução da criminalidade na Zona Sul do estado.

Fotos: Gustavo Vara

Paula lembrou que a instalação do 5º BPChoque representa uma antiga reivindicação da região e salientou que vê o feito como um reconhecimento ao trabalho desenvolvido através da união e integração das forças municipais e estaduais de segurança, consolidada pelo Pacto Pelotas pela Paz, que conquista resultados significativos no que tange à diminuição de crimes patrimoniais e contra a vida.  

“A segurança é a base de todas as outras políticas públicas nos âmbitos da saúde, educação e desenvolvimento econômico. Precisamos dela para aprimorar outras potencialidades e, por isso, esta unidade é importante para fortalecer o trabalho que já estamos fazendo e dar mais qualidade de vida à população”, assegurou a prefeita, mencionando a ligação dos objetivos do Pacto com o programa do governo estadual, RS Seguro.  

Número de crimes violentos diminui 31% em Pelotas

Observatório de Segurança Pública aponta diminuição dos crimes patrimoniais

Pacto pela Paz é destaque em mudança de comandos da Brigada Militar

Queda da criminalidade  

A cerimônia ocorreu no quartel do 5º BPChoque, sediado na esquina da avenida Bento Gonçalves com a rua Almirante Barroso, e reuniu parte do efetivo do Batalhão, em atividade desde o final de setembro. O agrupamento é composto por policiais recém-formados pela Brigada e veteranos que atuavam em outras localidades e retornaram a Pelotas. 

A colaboração para solidificar e aprofundar o declínio dos índices de violência na região e no estado foi apontada pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, como um dos principais objetivos da nova unidade. “Precisamos de cada um de vocês no cumprimento desta missão, pela qual somos extremamente gratos, já que dedicam suas vidas para proteger a sociedade”, disse. Leite, acompanhado pelo vice-governador e secretário estadual de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Junior, reforçou que a segurança é essencial para o desenvolvimento do estado, já que é aspecto determinante para a permanência de talentos e para atrair novos empreendedores.  

A prefeita Paula também mencionou a queda de 42% no acumulado de crimes violentos (homicídios, latrocínios, feminicídios, etc.), em Pelotas, comparando-se os 17 meses antes e depois do início do Pacto Pelotas pela Paz, projeto de segurança municipal.

5º BPChoque

Foto: Gustavo Vara

A tropa reserva do Comando-Geral da Brigada é subordinada operacionalmente ao Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul (CRPO-Sul). A unidade já conta com 15 viaturas totalmente equipadas para as atividades policiais, tanto repressivas quando preventivas. O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Mário Ikeda, enfatizou que os novos grupos destinados ao enfrentamento sistemático do crime – o 5º e o 4º BPChoque, em Caxias de Sul –, têm a incumbência de trabalhar para reduzir o número de crimes, principalmente, os que mais afetam a população: os homicídios e os roubos.  

“O efetivo está preparado para atender ocorrências de maior risco, buscando a diminuição dos crimes e a melhora da percepção de segurança por parte dos cidadãos”, frisou o coronel, que destacou como essencial a conexão do órgão de segurança às ações norteadas pelo Pacto Pelotas pela Paz.  

Confira mais fotos no Flickr da Prefeitura

Tags

5º BPChoque, brigada militar, policiamento, pacto pelotas pela paz

Carregando 0%