ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Mais de 250 pessoas debatem ações preventivas

Nova metodologia escolar e expansão do Cada Jovem Conta foram mudanças anunciadas

15-03-2018 | 18:23:39

      Mais de 250 servidores participaram das atividades da tarde no 1º Fórum Municipal de Prevenção da Violência Escolar, que ocorreu nesta quinta-feira (15), no auditório da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), onde se discutiram mudanças na rede municipal de educação.

Foto: Marcel Ávila

      A prefeita Paula Mascarenhas elogiou o engajamento dos servidores públicos de carreira com o Pacto Pelotas pela Paz, que deve ser visto com uma ideia permanente.

"Os prefeitos que tomam as decisões passam, mas as equipes continuam. Este projeto não sairia do papel sem os servidores de carreira, que ajudarão a criar a cultura de memória" declarou Paula.

      No Programa Cada Jovem Conta a grande novidade apresentada é a expansão dos Comitês Territoriais, que passarão a ser dez a partir de abril. Em cada uma das escolas envolvidas, os alunos em situação de risco serão acompanhados por uma rede integrada, envolvendo as secretarias de Assistência Social (SAS), de Educação e Desporto (Smed) e de Saúde (SMS).

"É uma oportunidade de pensar fora da caixa, de pensar soluções, num trabalho com mais proximidade a outras secretarias" destacou Aline Crochemore, coordenadora do Cada Jovem Conta.

      No painel Pactos de Convivência, a coordenadora do Escola da Paz, Luciene Fernandes, ressaltou a importância da concordância entre professor e turma. A proposta é que através de uma padronização no modelo de normas de convivência - levando em consideração valores, direitos e responsabilidades de cada unidade - as escolas poderão ter um trabalho mais duradouro, e que se tornam exemplos de uma sociedade pacífica.

Fotos: Marcel Ávila

      Outra mudança será a implementação de uma planilha para acompanhamento dos estudantes infrequentes, com intuito de identificar os problemas e proteger os alunos, como parte também do Cada Jovem Conta.

      Novas metodologias

      No fórum foram apresentadas novas metodologias que serão aplicadas na rede municipal de educação, entre elas o Programa Compasso que trabalha habilidades socioemocionais, tema da última apresentação.

Foto: Marcel Ávila

      Na palestra “Aprendizagem Socioemocional na Escola” ministrada por Marcela Moura Almeida, mestre em filosofia pela PUC-SP e responsável pela gestão pedagógica do Instituto Vila Educação, mostrou-se a ferramenta que auxilia na prevenção da violência - através da gestão de emoções e de decisões responsáveis - e que é complementar ao processo de educação.

"Quebramos o ciclo de violência dando um horizonte para as crianças, em que possam acreditar em si mesmas. Mostramos que vale a pena ser diferente" afirmou Marcela.

      

Tags

pelotas pela paz, pacto, educação, cada jovem conta, escola da paz

Carregando 0%
Carregando 0%