As vagas pelo programa Mais Médicos serão preenchidas por profissionais brasileiros que começam a trabalhar no dia 10 de dezembro
23-11-2018 | 15:27:34
Em meio a um clima de tristeza, mas com sentimento de dever cumprido, os 12 cubanos que atuavam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Pelotas pelo programa federal Mais Médicos participaram, nesta sexta-feira (23), de um almoço de confraternização com a equipe da Secretaria de Saúde (SMS).
Nos locais em que trabalhavam, a população será atendida por meio de um remanejamento dos profissionais da rede até a chegada dos novos médicos, que deve ocorrer no dia 10 de dezembro, conforme informações do Ministério da Saúde (MS).
Os últimos dias foram de despedida dos colegas e pacientes nas UBSs Sítio Floresta, Barro Duro, Vila Princesa, Getúlio Vargas, Cohab Pestano, Navegantes, Virgílio Costa, Colônia Maciel, Colônia Triunfo e Colônia Osório. Na próxima semana, alguns dos médicos começam a retornar à Cuba após o rompimento do convênio com o Brasil, devido a manifestações do presidente eleito, Jair Bolsonaro, questionando a qualidade do serviço.
As vagas abertas em Pelotas com a saída dos cubanos já foram preenchidas por profissionais brasileiros cadastrados junto ao Mais Médicos, apesar da instabilidade que o sistema vem apresentando nos últimos dias, informou a diretora de Ações em Saúde da SMS, Eliedes Ribeiro. A expectativa é de que eles comecem a trabalhar nas UBSs em 10 de dezembro, de acordo com o primeiro cronograma divulgado pelo MS.
Neste tempo, a população será atendida por meio do remanejamento das equipes de áreas adjacentes às unidades afetadas, com cobertura parcial temporária, explicou Eliedes. A saída encontrada deixou aliviados os médicos que terão que sair de Pelotas.
“É muito triste encontrar os pacientes na rua ou no ônibus e ter que me despedir deles. Mas o mais importante agora é que não fiquem sem o atendimento e a Secretaria está conseguindo resolver isso”, disse a médica que atuava na UBS Vila Princesa há mais de dois anos.
Durante o almoço, os cubanos receberam uma carta da prefeita Paula Mascarenhas, agradecendo pelo empenho e carinho dedicados à população mais carente, que recorre aos postos de saúde para receber o auxílio médico. “Vocês fizeram muito pela saúde de Pelotas, pela saúde da nossa comunidade”, acrescentou a secretária Ana Costa.
Neste segundo encontro com a equipe da SMS, desde que receberam a notícia de que teriam que deixar o país, os médicos lembraram do suporte recebido da Secretaria no período de adaptação na cidade. Agora, o momento tem sido de arrumar as malas, organizar os documentos e aguardar a confirmação da data de retorno ao país natal.
“Vamos para nossa pátria, mas deixamos um pouco de nós com a população que atendemos com orgulho. Levamos a lembrança impactante das experiências e conhecimentos de poder ajudar pessoas carentes e esperamos ter deixado uma boa impressão entre nossos pacientes brasileiros”, resumiu, em nome do grupo, um dos profissionais.