ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Planejamento e Gestão

Município orienta população sobre uso de lixeiras

Assistentes sociais da Secretaria de Planejamento e Gestão distribuem panfletos com esclarecimentos

Por Tânia Magalhães 07-02-2019 | 14:26:37

O lixo descartado em locais indevidos causa uma série de transtornos ao Poder Público e à própria população. Ruas e avenidas requalificadas receberam lixeiras como componentes do mobiliário urbano. As unidades estão presas em postes e adequadas para que o pedestre largue o lixo produzido momentaneamente (embalagens PET ou papéis diversos) e não foram feitas para depósito de resíduos domésticos.

Fotos: Lucas Pereira

Para conscientizar a população sobre o uso adequado das lixeiras dos postes e sobre o descarte , a Prefeitura, com três assistentes sociais da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), distribui panfletos, na manhã desta sexta-feira (8), nas ruas General Osório e Gomes Carneiro e na avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira.

As profissionais Vanderleia Murias, Rute Mara Duarte e Lizane Almeida, ao entregar o panfleto ao pedestre, destacam a importância do uso correto das lixeiras. O material distribuído conta com um texto esclarecedor, salientando que as lixeiras dos postes servem à população para evitar que o lixo seja jogado no chão.

O panfleto também tem fotos ilustrativas e os endereços dos três ecopontos de Pelotas: Ecoponto Laranjal, rua Bom Jesus, 95, Valverde; Ecoponto Fragata, rua Machado de Assis, 285; e Ecoponto Centro, avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 3.195. Esses são os locais adequados para descarte de móveis desmontados, plásticos, restos de podas e jardinagem, restos de construção, papelão, vidros e metais.

O material distribuído pelas assistentes sociais ainda trata dos contêineres. Eles são próprios para o lixo orgânico produzido em casa, como restos de comida, papel higiênico, fraldas descartáveis e guardanapos de papel usados. A má utilização do contêiner pode sobrecarregá-lo, causando danos e prejuízos. O descarte correto de resíduos é uma das garantias à qualidade de vida dos pelotenses e visitantes da cidade.  

O recolhimento do lixo domiciliar é de responsabilidade do Sanep e o conteúdo das lixeiras dos postes é coletado pela Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura, responsável pela limpeza pública.

Tags

lixeiras, descarte

Carregando 0%