ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Desenvolvimento Rural

Município promove reunião técnica com produtores de uva

Encontro será nesta quarta-feira, às 14h, na Colônia Santa Helena, 8º distrito, Rincão da Cruz

Por Tânia Magalhães 09-04-2024 | 15:24:17

O Município promove, nesta quarta-feira (10), reunião técnica sobre viticultura com produtores de uvas na zona rural de Pelotas e com agricultores que pretendem iniciar o cultivo. O encontro está marcado para as 14h na propriedade de Fabrício Mielke Kurz, Colônia Santa Helena, 8º distrito, Rincão da Cruz, com a participação da Prefeitura, com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), da Embrapa, Emater, Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas.

Segundo os realizadores da reunião técnica, o objetivo é divulgar boas práticas agrícolas para a produção de uvas, com a capacitação dos envolvidos na cultura, em relação ao manejo do solo, de doenças e em cultivo protegido. Serão palestrantes técnicos da Emater e da Embrapa.

Produtores serão capacitados sobre manejo - Fotos: Arquivo/Ascom
“Reuniões técnicas são muito bem-vindas à zona rural. A capacitação dos nossos produtores permite que tenham alternativas corretas para contornar adversidades em relação à cultura, aumentando a rentabilidade para as famílias. Neste ano, por exemplo, tivemos uma safra que surpreendeu em qualidade, pois as condições climáticas do segundo semestre de 2023 desfavoreciam a produtividade. No entanto, com orientações adequadas, a colheita esteve em torno de 814 toneladas”, pontua o secretário de Desenvolvimento Rural, Romualdo Cunha Júnior.

Produção de uvas em Pelotas

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Levantamento Sistemático de Produção Agrícola local, Pelotas conta com 18 hectares de uva de mesa irrigada, das variedades Niágara rosa e branca, e 31 hectares de produção da fruta para sucos e vinhos em agroindústrias. Levantamento da Emater indica que há, na zona rural local, 51 produtores de uva, sendo 14 de variedades de mesa e 37 para a indústria.

Tags

reunião técnica, viticultura

Carregando 0%
Carregando 0%