ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Município trabalha a educação financeira com crianças e adolescentes

Por meio do programa Oficina das Finanças, 84 alunos da Emef Joaquim Assumpção aprendem mais sobre organização de despesas e comportamentos financeiros sustentáveis

19-11-2019 | 19:24:53

Orçamentos, investimentos, finanças, dívidas… termos que carregam consigo grande complexidade e responsabilidade e que são, normalmente, atrelados somente à vida adulta. Em Pelotas, a Prefeitura decidiu levar a educação financeira para dentro da sala de aula, em formato piloto, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Joaquim Assumpção, onde 84 alunos, de quatro turmas de 4º e 5º ano, aprendem sobre comportamentos financeiros sustentáveis. A ideia é que estes jovens sejam multiplicadores do conhecimento em casa e que cresçam sabendo lidar e se relacionar com o dinheiro de forma mais saudável.

No Município, o conhecimento chega aos estudantes através do programa Oficina das Finanças e corresponde à busca da Secretaria de Educação e Desporto (Smed) pelo desenvolvimento de competências destacadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), já que, a partir de 2020, passa a ser obrigatória a inclusão da Educação Financeira nas escolas. Nesta terça-feira (19), a prefeita Paula Mascarenhas acompanhou uma aula especial destinada aos alunos, pais e seus familiares: um encontro com a idealizadora do programa, Carolina Simões Lopes Ligocki, no Colégio Estadual Dom João Braga.

A ideia é preparar os alunos para usarem o dinheiro com mais sustentabilidade e responsabilidade - Fotos: Gustavo Vara

Aprender com consciência

A autora dos livros (também entregues pelo Município à escola para subsidiar o ensino) apresentou a 'Engenhoca’ – uma ferramenta pedagógica que, por meio da comparação dos fluxos de dinheiro e de uma caixa de água, torna o aprendizado mais lúdico, simples, prático e eficaz. “A importância da educação financeira é enorme, pois o dinheiro está presente em praticamente todas as áreas da nossa vida: alimentação, saúde, moradia, lazer, educação... Além disso, o mau uso do dinheiro pode ter impactos sociais e ambientais desastrosos” alertou Carolina, que tem familiares naturais de Pelotas e, atualmente, reside em Brasília.  

A prefeita destacou sua alegria em implantar o projeto na rede municipal, o que, de acordo com ela, representa a construção de um futuro melhor a partir das ações de crianças e jovens. 

“A educação financeira mexe, diretamente, com a rotina das pessoas e, consequentemente, com a sociedade. É um caminho que pode mudar vidas. Se conseguirmos colocar na mente e no coração destas crianças uma forma mais tranquila de lidar com o dinheiro, menos problemas elas terão com isso, no futuro”, disse Paula, destacando que o conhecimento é uma tendência nacional no âmbito escolar.  

De olho no futuro

Carolina explicou que os livros trabalhados pelos estudantes de Pelotas trazem experiências para desenvolver habilidades comportamentais e incentivam o uso do dinheiro com ética, empreendedorismo, cooperação, cidadania e responsabilidade social e ambiental. “A ideia é preparar os alunos para usarem o dinheiro com mais sustentabilidade, responsabilidade e, ainda, contribuir para melhorar a vida financeira dos professores e das famílias”, assinalou.  

Carolina Ligocki (à direita na foto) é a idealizadora do programa e autora dos livros que embasam o conhecimento na escola municipal - Foto: Gustavo Vara

A idealizadora da iniciativa complementou que o projeto-piloto no município está sendo monitorado por uma pesquisa de impacto, realizada pelo Laboratório de Psicologia Social da Universidade de Brasília, o que possibilita a mensuração dos resultados e aprimoramento contínuo dos materiais e dos processos pedagógicos.

“O fato de começar a desenvolver estas habilidades na infância contribuirá para que tenhamos adultos com menos problemas de endividamento, estresse financeiro e mais preparados para consumir, investir e se preparar para a aposentadoria de qualidade”, finalizou a autora. 

O secretário da Smed, Artur Corrêa, e equipe da Secretaria acompanharam a atividade desta terça.

Tags

educação financeira, escola, educação, finanças

Carregando 0%
Carregando 0%