ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Serviços Urbanos e infraestrutura

Mutirão Pelotas Contra Dengue será segunda-feira no Fragata

População poderá descartar objetos não utilizados e que podem acumular água

Por Carol Quincozes 15-03-2024 | 17:22:12

Na segunda-feira (18), a partir das 8h, a Prefeitura de Pelotas realizará o 4º mutirão da campanha Pelotas Contra a Dengue, em conjunto com o programa Bota-fora, da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui). O trabalho visa ao recolhimento, dentro dos bairros, de materiais propensos à proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. 

A área da atividade irá abranger o perímetro das avenidas Duque de Caxias e Pinheiro Machado e ruas Major Francisco Nunes de Souza e Rodrigues Alves.  

Até esta sexta-feira (15), Pelotas registrou 276 notificações de suspeitas de dengue, sendo 265 de residentes do município e 11 de outros locais. No total, foram 16 casos confirmados, sendo oito oriundos de Pelotas e oito de outras cidades. 

Foram contabilizados 208 focos, dos quais 51,4% foram em residências. Os bairros Fragata e Três Vendas são as áreas com maior incidência, com 44,71% e 21,63%, respectivamente.

Orientações para evitar a proliferação do mosquito

- Evitar o acúmulo de água, principalmente em recipientes como pneus, baldes, bebedouros de animais, vasos de plantas e calhas. 

- Realizar a limpeza de recipientes que ficam com a água parada, visando evitar que os ovos do mosquito fiquem depositados e eclodam posteriormente.

- Instalar telas em portas e janelas das residências, para funcionar como barreira de entrada do mosquito.

Confira os principais sintomas

- Febre alta (acima de 39º C)

- Dor de cabeça

- Dor atrás dos olhos

- Dor muscular e nas articulações

- Fadiga

- Mal-estar

- Náuseas

- Manchas vermelhas pelo corpo

Em caso de suspeita, a população pode procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Tags

aedes aegypti, Pelotas Contra Dengue, Bota-fora

Carregando 0%
Carregando 0%