ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Assistência Social

Parceria entre Prefeitura e instituições auxilia pessoas em situação de rua

Ação “Domingo Solidário” é uma iniciativa do Foro de Pelotas e de magistrados da região sul, em parceria com a Prefeitura, Exército, universidades e voluntários

29-07-2020 | 16:56:52

Todos os domingos, nos últimos quatro meses, um grupo formado por membros do Foro da Comarca de Pelotas e por magistrados da região sul, Prefeitura de Pelotas, Exército, universidades e por voluntários de toda a comunidade percorre as ruas da cidade para prestar apoio àqueles que mais precisam: as pessoas em situação de rua no Município. A ação, chamada de "Domingo Solidário", doou mais de 1.600 refeições até o momento, além de cortes de cabelo e barba, emissão de Certidão de Nascimento, orientações de prevenção para a Covid-19 e distribuição de máscaras faciais. Atualmente, 70 voluntários participam. 

Marmitas são doadas para pessoas em situação de rua no Município. Foto: Divulgação

A reunião do grupo ocorre às 11h de domingo, no estacionamento do Foro da Comarca de Pelotas, na avenida Ferreira Viana, 1.134. De lá, partem para o Centro, onde se encontra boa parte da população beneficiada pela ação. A rota percorrida pelos voluntários foi fornecida pela Secretaria de Assistência Social (SAS), que mapeou os locais da cidade onde os moradores de rua costumam se concentrar. 

“Percebemos que os moradores de rua seriam ainda mais fragilizados com a pandemia, pois eles dependem da solidariedade de quem circula pela cidade. Mais do que doar alimentos, levamos um momento de atenção, de olhar e de escutar essas pessoas”, conta o diretor do Foro da Comarca de Pelotas, Marcelo Malízia Cabral.

A partir do próximo domingo (2 de agosto), a SAS acompanhará a atividade para identificar aqueles que ainda não fazem parte da rede de apoio da Prefeitura. Cadastros de novos usuários dos serviços para pessoas em situação de rua serão feitos durante a entrega dos alimentos.

“A SAS entra na ação do Domingo Solidário, para identificar usuários que possam ser atendidos pelos serviços da Prefeitura, mas que ainda estão fora do nosso cadastro. Diariamente, cerca de 75 pessoas utilizam a Casa de Passagem, instalada no Colégio Pelotense”, informa o secretário de Assistência Social, José Olavo Passos. 

O plantão social da SAS está disponível das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Para quem está na rua, os serviços de referência incluem a Casa de Passagem e o Centro Pop, temporariamente instalados no Colégio Municipal Pelotense durante a pandemia. O local fornece alimentação, banho e dormitório para passar a noite. 

Certidões de Nascimento são feitas durante a ação. Foto: Divulgação.

Alimentação e serviços

As marmitas doadas no Domingo Solidário são feitas por voluntários que, mesmo isolados em casa, contribuem na ajuda ao próximo, pelos próprios juízes e por doações anônimas da população. A refeição principal é acompanhada de sobremesas, salgados e doces caseiros. O kit básico é composto por uma refeição, água, frutas, sobremesa, material informativo, máscara de proteção e sabonete.

O material é transportado em um caminhão do Exército, parceiro desde a primeira edição do Domingo. O Sanep disponibiliza água potável, em copos plásticos, que acompanha as refeições. O corte de cabelo e barba e a emissão da Certidão de Nascimento são viabilizadas por dois barbeiros voluntários e casas de Registro Civil de Pelotas.

Como ajudar?

Para colaborar com o Domingo Solidário, é possível doar alimentos, material de higiene e agasalhos no estacionamento do Foro da Comarca de Pelotas, na avenida Ferreira Viana, 1.134, diariamente em qualquer horário. Para participar do mutirão de doações, basta comparecer na sede do Foro, no domingo, às 11h, e juntar-se ao grupo como um dos voluntários.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

foro da comarca de pelotas, domingo solidário, prefeitura de pelotas, secretaria de assistência social

Carregando 0%
Carregando 0%