ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Semana da Mulher

Paula Mascarenhas anuncia novo secretário de Assistência Social

Promotor de Justiça aposentado, José Olavo Passos assume a pasta, essencial nas ações do Município de enfrentamento da pandemia

02-07-2020 | 13:47:41

Na manhã desta quinta-feira (2), a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, anunciou o nome do promotor de justiça aposentado, José Olavo Passos, como novo secretário de Assistência Social (SAS) do município. A gestora também comunicou o retorno do secretário interino da pasta, Márcio Sedrez, à diretoria executiva da SAS.

A divulgação oficial da titularidade foi acompanhada pelo vice-prefeito, Idemar Barz, e presidente local do PSD – partido responsável pela indicação do nome –, Daniel Mussi. Ao realizar a audiência com Passos, Paula salientou o trabalho dele na Promotoria de Justiça, em especial na área da Infância e Juventude, na qual atuou por dez anos.

Paula Mascarenhas comunicou mudança de titularidade da gestão da SAS, na manhã desta quinta Fotos: Gustavo Vara

A chefe do executivo também relembrou a ocasião em que compartilhou, com o promotor, os esforços de reestruturação das escolas infantis do município.

"Tive a oportunidade, quando então secretária de Educação, de trabalhar com o José Olavo. Concordei com ele sobre a situação precária em que as escolas estavam. Aquele momento foi histórico, porque, a partir dali, buscamos recursos, organizamos equipes, fizemos um trabalho que levou alguns anos, mas que culminou na transformação completa da nossa educação infantil. E tudo isso começou lá, com o doutor José Olavo e, agora, a gente vai trabalhar junto novamente", comemorou a prefeita.

O novo secretário não escondeu a satisfação em ter sido convidado para assumir o comando da SAS, aproximadamente um mês após a aposentadoria do Ministério Público. Ele admitiu ser um desafio gerir a Secretaria de Ação Social – órgão municipal que, hoje, tem ações diretamente ligadas ao enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

"Sinto-me honrado em poder colaborar, novamente, com Pelotas. Trabalhei muito com a secretaria durante o período em que estive à frente da Infância e Juventude no Ministério Público. É uma área difícil, que atinge diretamente a comunidade, mas com esforço, boa vontade podemos realizar um bom trabalho", afirmou Passos.

Diretoria executiva

A prefeita aproveitou a oportunidade para apresentar o secretário interino Márcio Sedrez, ao novo gestor da SAS. Sedrez, que retorna à diretoria executiva – cargo exercido desde 2016 –, se colocou à disposição de José Olavo, que já marcou uma visita à secretaria, para esta sexta-feira (3), e se apresentará à equipe.

"Vou contar com tua ajuda, preciso me atualizar sobre a estrutura", falou Passos a Sedrez, ao confirmar à gestora que inicia, efetivamente e na próxima semana, a gestão da SAS.

Paula encerrou a reunião de "boas-vindas", com um pedido especial ao novo secretário de Assistência Social: "olhe com carinho os nossos abrigos. Não há responsabilidade maior do que as crianças que estão sob a nossa guarda. Se a gente conseguir proteger as nossas crianças, oferecer um futuro para que elas possam se realizar, a nossa missão está cumprida", concluiu.

Histórico profissional

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), José Olavo Bueno Passos foi promotor de Justiça no Ministério Público estadual por 32 anos. Boa parte do trabalho foi exercida em Pelotas, nas áreas da Infância e Juventude e Criminal em Pelotas.

Doutor em Direito pela parceria entre a Universidade Museu Social Argentino e a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), é autor das obras "Educação como meio de ressocialização do condenado à pena privativa de liberdade" e "A pena privativa de liberdade e o interesse social". Outro feito foi a organização da publicação "Infância e juventude, uma prática em construção", editada em três volumes entre 2007 e 2009.

Confira as fotos da reportagem no Flickr da Prefeitura.

Tags

assistência social, secretário, novo, promotor de justiça, anúncio, ação social, anúncio, prefeita paula mascarenhas, ex-promotor, josé olavo passos

Carregando 0%
Carregando 0%