ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Cultura

Pelotas dá início à sinfonia do Festival Internacional Sesc de Música

Evento começou, oficialmente, com um concerto no Theatro Guarany na noite de segunda-feira, e a invasão dos instrumentos no município segue até dia 25

15-01-2019 | 14:20:44

      Pelos próximos 11 dias, Pelotas é a capital nacional e, quem sabe, internacional dos sons, ritmos e melodias. A cidade sedia o Festival Sesc de Música em sua nona edição, aberta oficialmente com um concerto da Sphaera Mundi Orquestra, na noite de segunda-feira (14), com o Theatro Guarany lotado e respirando cultura. 

O grupo de cordas encantou o público com clássicos da música erudita, dando o ponta pé inicial ao Festival que envolve, aproximadamente, 400 alunos de diversos estados brasileiros e cerca de 60 professores, de 14 nacionalidades. Além da população, que compareceu em peso, autoridades ligadas a cultura no município e no Rio Grande do Sul prestigiaram à noite.

Fotos: Gustavo Vara

A prefeita Paula Mascarenhas destacou que o Festival Internacional Sesc de Música é o que marca o início do ano em Pelotas, um bom presságio para os próximos 365 dias de atividades. Agradeceu a parceria firmada com o Sesc, por acreditar na cidade, no público e nas instituições que ajudam a manter o evento. 

“A cultura é o que nos faz encontrar com nós mesmos, com a nossa história, com o reconhecimento de tudo aquilo que nos trouxe até aqui. A cultura nos faz perceber exatamente quem somos, do que somos feitos e capazes. Eu acredito muito em nós, em Pelotas e na sua gente. Acredito na capacidade que temos de olhar para os problemas e superá-los”, disse a prefeita.

O Festival Internacional de Música vai continuar por muitos anos, afirmou Paula, devido a qualidade do trabalho desenvolvido pelo Sesc para construir a cultura brasileira e reconhecido em todo o Brasil. “Juntos vamos fazer com que esse Festival permaneça aqui, cresça e se desenvolva, para continuar atraindo olhares para a nossa cidade”, destacou a chefe do Executivo.

Essa parceria entre Prefeitura e o Sistema Fecomércio foi elogiada também pela secretária Estadual de Cultura, Beatriz Araújo, que participou do concerto de abertura. “É a esfera pública cumprindo a missão do acesso à cultura”, lembrou. A secretária ainda apontou o poder transformador do Festival, que muda a vida dos alunos ao mostrar que é possível viver de arte, além de movimentar a economia criativa e multiplicar ideias. 

Apenas em 2018, o investimento do Sesc em cultura, esporte, lazer e turismo no Rio Grande do Sul superou os R$ 90 milhões, verba destinada à formação de cidadãos. Conforme o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti) e vice-presidente da Fecomércio, Gilmar Bazanella, são essas as características responsáveis por consolidar as atividades desenvolvidas, como o próprio Festival: a apropriação pela comunidade, a organização sustentável e que movimenta a economia, e o papel social; a transformação cultural.

Prestigiaram a abertura do 9º Festival Internacional Sesc de Música o vice-prefeito Idemar Barz, o secretário de Cultura, Giorgio Ronna, o presidente da Câmara de Vereadores, Fabrício Tavares, o diretor Nacional de Cultura do Sesc, Marcos Henrique da Silva Rêgo, o reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pedro Hallal, entre outras autoridades civis e militares.

Tags

festival de música, sesc, cultura

Carregando 0%
Carregando 0%