ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Desenvolvimento, Turismo e Inovação

Pelotas é finalista do prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

Programa Bairro Empreendedor concorre em premiação que ocorrerá dia 27 de março, em Porto Alegre

Por João Pedro Macedo 06-03-2024 | 12:41:42

Pelotas está entre as 41 cidades finalistas do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, competindo na categoria de inclusão produtiva, com seu inovador programa Bairro Empreendedor. A premiação, que ocorre dia 27 de março em Porto Alegre, reconhece os melhores projetos municipais de fomento ao empreendedorismo e desenvolvimento regional, a partir de políticas públicas voltadas às micro e pequenas empresas, no âmbito estadual e nacional.

Consultoria do Sebrae aos empreendedores que integram o Bairro Empreendedor. Foto: Michel Corvello/Arquivo Ascom

Para o coordenador do Bairro Empreendedor, Maurício Martins, o reconhecimento é a confirmação do impacto positivo das políticas públicas implementadas. “O propósito do Bairro Empreendedor é apoiar e incentivar os empreendedores nas periferias da cidade, através da geração de oportunidades de qualificação, educação e investimentos. Os resultados obtidos até o momento e as indicações para os prêmios mostram que estamos no caminho certo e que o Programa desenvolvido em Pelotas é uma referência no Rio Grande do Sul e no Brasil”, afirmou.

Com o Bairro Empreendedor, o Município alcançou resultados positivos no incentivo à economia local por meio do empreendedorismo. Através dos quatro pilares do programa, a iniciativa levou atividades de capacitação, como palestras, oficinas e rodas de conversa na Colônia Z-3 e bairro Navegantes, contemplando 357 participantes da Trilha Empreendedora; desenvolveu parceria com o Senac/RS para o RS TI, com o objetivo de capacitar jovens no mercado da tecnologia da informação, formando 32 jovens da Colônia Z3 e bairro Navegantes; em parceria com o Sebrae/RS, desenvolveu a Educação Empreendedora, que realiza atividades voltadas à formação cidadã, ao desenvolvimento de competências empreendedoras e socioemocionais nas escolas, fazendo com que 57 alunos e 27 professores do bairro Navegantes participassem das ações educativas; e com o Juros Zero Pelotense, disponibilizou R$ 641 mil em crédito para micro e pequenos empreendedores, contemplando 161 empreendimentos.

Os projetos vencedores das dez categorias disputadas representarão o Rio Grande do Sul na etapa nacional do prêmio, marcado para junho, em Brasília. 

A iniciativa do Bairro Empreendedor já foi reconhecida como o melhor programa do 5º Prêmio de Boas Práticas da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e o segundo melhor do Prêmio Cidades Sustentáveis 2023, ambos na área de desenvolvimento econômico, tornando-se uma referência para outras cidades do estado e do país.

Sobre o Bairro Empreendedor

O Bairro Empreendedor é uma política pública desenvolvida no município de Pelotas/RS, instituída e regulamentada pela lei municipal 6.927/2021, tendo como principal finalidade fomentar a economia local nos bairros da cidade, por meio do incentivo ao empreendedorismo.

O Programa é implementado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), através da participação de outros setores do Poder Executivo Municipal e da mobilização de órgãos, entidades e instituições do setor público e da iniciativa privada, que articulam ações e ofertam atividades voltadas à educação e qualificação empreendedora.

Tags

Prêmio Sebrae, Prefeitura Empreendedora, Finalista, Bairro Empreendedor, Desenvolvimento Regional

Carregando 0%
Carregando 0%