ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana

Plano de Mobilidade Urbana chega à etapa final

Depois de quase um ano de consultas públicas, seminários e pesquisas, sociedade poderá conferir o resultado do trabalho

18-04-2019 | 16:59:14

Nessa quinta-feira (18), a prefeita Paula Mascarenhas recebeu a equipe responsável pela elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) da cidade para apresentação do documento e pré-análise do texto, antes da finalização deste. A construção do plano começou há um ano, como instrumento de desenvolvimento e planejamento do futuro de Pelotas. 

Plano deve ser finalizado após análise da prefeita e audiência pública marcada para a próxima semana - Fotos: Michel Corvello

O processo de elaboração incluiu audiências públicas nas comunidades – que envolveram cerca de 500 moradores –, pesquisas, consulta online, seminários temáticos e o acompanhamento de instituições e vereadores do Município

"Agradeço e parabenizo toda a equipe pela elaboração desse trabalho de fôlego, que é realista e factível. Foi um documento construído a muitas mãos, muito bem feito e que será importante para o futuro da cidade e seu crescimento de forma ordenada", disse a prefeita Paula.

Audiência

Às vésperas de finalizar o documento, o grupo responsável pelo processo convida a todos que participaram da sua formulação e contribuíram para o resultado final, para comparecer a uma audiência pública, no dia 25 de abril, a partir das 14h, no Salão Nobre do Paço Municipal. 

O encontro terá como finalidade apresentar o conteúdo à sociedade e disponibilizar espaço para críticas e sugestões. “O relatório foi amplamente divulgado, a fim de que os diversos segmentos da população pudessem apresentar suas sugestões. Os últimos cinco meses foram de compilação e consolidação das propostas construídas”, ressalta o coordenador do Plano, Luiz van der Laan.

Participação

O diretor executivo da Secretaria de Transporte e Trânsito afirma que a participação de universidades, moradores, instituições e vereadores é essencial para a elaboração do documento, que deve ser concluído em breve. A próxima etapa consiste no desenvolvimento de projetos que atendam as diretrizes e objetivos traçados no PlanMob, acrescenta van der Laan. “Temos um grande banco de dados sobre a mobilidade que servirá como suporte para o desenvolvimento”, disse.

O plano

Entre as principais finalidades delimitadas no documento está buscar a acessibilidade universal e torná-la um fator de inclusão social; elaborar projetos que qualifiquem o calçamento da cidade; deixar o transporte público mais atraente; priorizar o deslocamento de pedestres e ciclistas; executar intervenções que contribuam com a qualidade ambiental; e assegurar a participação pública nos processos de decisão.

Acesse o Plano

Inventário do Plano de Mobilidade está disponível no site da Prefeitura

O plano está disponível no site - Foto: Reprodução

Desde dezembro, o levantamento do inventário está disponível para visualização no site da Prefeitura. Em 390 páginas, o texto aborda uma série de informações técnicas levantadas e estudadas ao longo do ano, como aspectos urbanos e socioeconômicos da cidade, características da mobilidade urbana, dados de motorização, logística urbana de cargas e legislação. 

Lei federal

A elaboração do Plano municipal responde a uma demanda do Ministério da Cidades fixada pela undefined, que definiu a Política Nacional de Mobilidade. O PlanMob vai permitir a obtenção de recursos federais para projetos de transporte urbano, o que inclui faixas de ônibus e ciclovias, entre outros. 

Tags

transporte urbano, mobilidade urbana, pelotas, lei federal, gestão da cidade

Carregando 0%
Carregando 0%