Por determinação do governo, toda a estrutura administrativa, que cuida da cidade, está à disposição da comunidade

Prefeitura age proativamente para abrigar atingidos pelas águas

Por determinação do governo, toda a estrutura administrativa, que cuida da cidade, está à disposição da comunidade
Por Ascom 12-11-2019 | 10:53:12
Tags: pontal da barra, z3, doquinhas, estrada, ações da prefeitura, município está preparado, vento, lagoa dos patos, canal são gonçalo

De forma proativa, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), está preparada para atender e recolher famílias, caso tenham de deixar suas moradias em razão da elevação do nível da Lagoa dos Patos e do Canal São Gonçalo, causada pelos fortes ventos. A SAS conta com estrutura para fornecer abrigo, acomodações e alimentação.

Por determinação do governo, toda a estrutura administrativa, que cuida da cidade, está à disposição da comunidade. A Secretaria de Serviços Urbanos (Ssui) somente poderá avaliar vias, nos locais que sofreram algum tipo de impacto, e providenciar a recuperação necessária quando a água da Lagoa baixar, permitindo o trabalho das equipes.

Ações previstas

As ações também estão previstas para o Pontal da Barra, que apresenta dificuldade de acesso, e as Doquinhas, na região do Porto, cuja situação é acompanhada pela Defesa Civil. De acordo com informações da SAS, ninguém, desta localidade, está em abrigos públicos, mas a Secretaria supervisiona as condições com a meta de atuar na assistência, caso seja preciso.

Na Colônia de Pescadores Z3, a água chegou à parte do Cedrinho, no entanto nenhum morador deixou sua casa até o final da manhã desta terça-feira (12). Trechos do Balneário Santo Antônio, a partir da rótula do chafariz do Shopping Mar de Dentro, também foram atingidos – o Poder Público estima que o contratempo seja revertido com o término das tempestades de vento e o início dos consertos.
 

Trabalho proativo

A Defesa Civil mantém-se em estado de atenção para eventuais rajadas intensas até a quinta-feira (14), monitorando a possibilidade de mais alagamentos. Antecipando-se a problemas com novas subas, o órgão usou cavaletes a fim de impedir a circulação de carros ou motos, por exemplo, em direção ao Pontal.  

O coordenador Paulo Darci dos Santos informa que, em determinado ponto, a água da Lagoa levou o material da pavimentação e não há, ainda, como autorizar esse tipo de tráfego. “Por enquanto, até que se estabilize o tempo e intervenções possam se efetivar, só é possível transpor o trecho crítico a pé ou a cavalo”, explica Santos.
 

Entenda a elevação

O nível da Lagoa, na manhã desta terça-feira (12), atingiu 1,95 metro na régua de marcação: o normal é de 90 centímetros, para esta época do ano. No canal São Gonçalo, a medição acusou 2 metros de altura da água, enquanto o padrão não deve ultrapassar a marca de 1,20 metro. 

Notícias Relacionadas

Prefeitura realiza ações de micro e macrodrenagem nas Três Vendas

Prefeitura realiza ações de micro e macrodrenagem nas Três Vendas

Prefeitura conclui obras no Laranjal

Prefeitura conclui obras no Laranjal

Prefeitura passa patrola em seis localidades

Prefeitura passa patrola em seis localidades

Cadastro Único passará por manutenção nesta sexta-feira

Cadastro Único passará por manutenção nesta sexta-feira