ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Prefeitura encerra atividades do Dia do Patrimônio 2023

Foram três dias de atividades culturais intensas

Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 20-08-2023 | 20:57:31

De sexta-feira (18) a domingo (20), diversos prédios históricos estiveram abertos para que a população os visitasse. Pelas ruas do Centro Histórico, famílias circularam, dividiram informações e se surpreendiam com o que viam. Havia gente de todas as idades, mas as crianças lideravam – com folga – os pedidos de fotos com a prefeita Paula Mascarenhas, no gabinete dela. 

Fotos: Rodrigo Chagas

Apesar de ter permanecido a maior parte do tempo no Paço Municipal, recebendo os visitantes e apresentando o seu gabinete, na tarde deste domingo (20), a prefeita também fez visitas a outros prédios do entorno – o da antiga Secretaria de Finanças/Banco do Brasil, ao Clube Caixeiral e ao Hotel Rex. Ainda no Gabinete, ela começou a explicar aos visitantes o projeto de restauro da antiga Secretaria de Finanças, que abrigará a escola de gastronomia do Senac, em seguida atravessou a rua e mostrou, a quem estava ali, os banners, descrevendo as mudanças que incluirão os dois prédios ao lado, que não são históricos e terão uma fachada muito mais moderna.

Fotos: Rodrigo Chagas

Depois ela se deslocou com a equipe para o Clube Caixeiral, que também abriga a Casa de Cultura de Pelotas. Além de circular pelo espaço público do prédio, onde havia diversas fotos, documentos, móveis e até uma imagem de Nossa Senhora de Navegantes, oferecida pelo Clube à Igreja Católica em 1932 e recentemente restaurada, a prefeita foi convidada a descer ao porão onde estava uma cápsula do tempo, depositada neste sábado (19). Na cápsula, que deverá ser aberta em 50 anos, foram colocados itens como atas; projeto da Casa de Cultura de Pelotas; exemplares do Diário Popular, do Diário da Manhã, do jornal Tradição Regional, Zero Hora, Diário Gaúcho, Jornal do Comércio, uma medalha, um brasão do Clube, e uma moeda de R$ 1.

Fotos: Rodrigo Chagas

As visitas do Dia do Patrimônio foram encerradas no Hotel Rex, que está fechado desde 2018, e onde teve filas para entrar em todos os momentos em que esteve aberto no fim de semana. Diversos quartos receberam instalações artísticas, exposição de projetos de reforma do espaço e fotos das diversas fases do prédio.

Fotos: Rodrigo Chagas

Paula disse que “foi um fim de semana maravilhoso”. Ela lamentou a chuva na sexta-feira (18), que impediu as escolas de participarem mais ativamente, mas que o sábado e o domingo de sol levaram as famílias para rua, destacando que não apenas famílias de Pelotas, mas de vários outros municípios que ela mesma encontrou visitando os prédios históricos, a Praça e o Mercado. “É uma alegria enorme ver tanta gente nas ruas, tantas feiras, exposições artísticas, apresentações, os nossos talentos todos envolvidos nessa celebração do nosso patrimônio, daquilo que nos faz sermos uma coletividade e que nos singulariza, com o nosso patrimônio material e o imaterial”. A prefeita lembrou que esta já era uma edição especial, quando o Dia do Patrimônio de Pelotas completa dez anos. “Acho que foi o ápice de todas as edições, realmente. Nesta, de alguma forma, homenageamos todos os temas tratados nas primeiras edições, e as pessoas pedem para que tenha mais momentos como esse, ou seja, o Dia do Patrimônio é um sucesso reconhecido por todos, eu só tenho que cumprimentar e agradecer a todas as pessoas que se envolveram na organização, a todo mundo que fez a sua homenagem a Pelotas, meu agradecimento e meu orgulho de ser pelotense e de ver essa festa coletiva”, concluiu.

Fotos: Rodrigo Chagas

Tags

dia do patrimônio, festa, visitas, história

Carregando 0%
Carregando 0%