Em reunião com a diretora da Academia de Polícia Civil do RS, a prefeita Paula Mascarenhas tratou sobre a proposta curricular da instituição de segurança
14-08-2019 | 13:34:20
A possibilidade da Academia de Polícia Civil do Rio Grande do Sul (Acadepol) assumir a formação dos novos guardas municipais de Pelotas foi discutida durante reunião, nesta quarta-feira (14), em Porto Alegre, entre a prefeita Paula Mascarenhas, a diretora-geral da Acadepol, delegada Elisângela Reghelin e demais autoridades ligadas à segurança da cidade. A instituição já apresentou proposta curricular e financeira referente à capacitação à Prefeitura e demonstrou-se interessada em colaborar para a formação profissional da nova turma da Guarda Municipal (GM).
Resultado do Concurso da GM é divulgado
A prefeita explicou que uma etapa do curso consistirá em passar uma visão geral sobre a área da segurança pública – esta, sob responsabilidade do Instituto Cidade Segura.
“A ideia é dar ênfase à importância das evidências científicas para o planejamento de estratégias e à integração dos diversos órgãos de segurança, que vem demonstrando ser fundamental para a redução da criminalidade”, destacou.
Paula também assinalou que a GM representa um elo dentro da enorme rede de instituições e que seu papel é essencial neste contexto. “Queremos que estes profissionais não foquem somente no que fazem, mas também no universo em que estão inseridos”, argumentou a prefeita, observando que, a partir disso, futuros gestores de segurança poderão ser formados.
O interesse pela instrução da Acadepol, por parte do Município, surgiu antes do governo estadual declarar sua intenção de ver a Academia realizando a habilitação das guardas municipais de todo o Rio Grande do Sul, no âmbito das estratégias do programa RS Seguro, lançado em fevereiro deste ano. A partir de agora, a Prefeitura estudará esta e outra proposta de currículo recebida pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), considerando a avaliação da Secretaria da Fazenda.
Participaram da reunião o secretário da SSP, Aldo Bruno Ferreira Chiattone; o comandante e a subcomandante da Guarda, Sandro Carvalho e Nádia Custódio; o diretor do Instituto Cidade Segura, Alberto Kopittke; e a inspetora Tatiana Wiestel.
Paula apresenta Pacto para futuros policiais civis
Guarda Municipal atua há 29 anos em Pelotas
Na última semana, a Prefeitura divulgou o resultado final do concurso para Guarda Municipal, após a aplicação das cinco primeiras etapas, bem como as regras para a última etapa: o curso de formação. Dos 133 candidatos aptos a participarem da quinta fase da disputa, 124 foram aprovados de forma preliminar, número que se manteve após recursos interpostos.