ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Programa Start capacita mais 39 jovens para o mercado de trabalho

Programa municipal estimula o empreendedorismo e a qualificação profissional e já formou mais de 600 jovens

Por João Pedro Macedo 11-01-2024 | 16:39:29

A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou a formatura de mais 39 jovens do Programa Start, nesta quarta-feira (10), no auditório do Sicredi. O programa, integrante do eixo prevenção social do Pacto Pelotas pela Paz, busca capacitar e inserir os alunos no mercado de trabalho, com atividades em grupo, desenvolvimento da capacidade criativa e técnicas de liderança.

Formatura do Start. Fotos: Gustavo Vara.
“Eu sempre fico feliz quando venho nas formaturas do Start, pois me impressiona o poder de transformação que esse programa adquiriu ao longo do tempo. Pude participar do Mundo Start e prestigiar a apresentação dos trabalhos de cada um. Todas as propostas foram incríveis e a capacidade de comunicação dos alunos, em dissertar sobre suas apresentações, foi de uma qualidade altíssima. Estruturamos o trabalho para que o jovem se mantenha longe da violência e, assim, surgiu o Start, gerando oportunidades e transformando as vidas dos nossos jovens pelotenses.” afirmou a gestora do Município.

O Mundo Start é o trabalho de conclusão do programa, que faz com que os estudantes apresentem suas iniciativas e soluções de impacto social, elaboradas durante a formação. Lavínia Vinhas tem 18 anos e é uma das jovens que teve sua iniciativa avaliada como das três melhores dessa edição. A estudante destacou o aprendizado obtido durante o curso, assim como a responsabilidade de ter criado um projeto de impacto social.

“Com o Start, temos o peso de entender a importância das ideias de impacto social e espero seguir levando em frente a iniciativa. Aqui, eu aprendi a trabalhar em grupo e, com certeza, levarei para minha vida tudo que foi ensinado no programa.” disse a jovem.

A iniciativa do grupo da Lavínia se chama EcoFácil, e tem o objetivo de conscientizar a população sobre a reciclagem adequada, por meio de troca envolvendo pontos de vantagem que podem gerar descontos em estabelecimentos.

Desde sua criação em 2018, o Start soma a participação de 840 jovens e índice de 72% de aprovação, além de uma rede de mais de 30 parceiros envolvidos. Conforme o coordenador do curso, Pablo Salomão, a meta até o final do ano é chegar em mil alunos. “Esse é o fechamento de um ciclo que simboliza o desenvolvimento dos jovens durante o período do curso. Aqui, fortalecemos o comportamento empreendedor do nosso público jovem, criando ferramentas para o mercado de trabalho e mostrando o quanto é importante que os estudantes entendam que são capazes de seguir os seus sonhos. Estamos felizes com os resultados que obtivemos durante todos esses anos e vamos buscar alcançar mil jovens até o final de 2024.” completa.

Também estiveram presentes na cerimônia o diretor de operações do Sicredi, Jair Antônio Giacobbo e o diretor da Faculdade e Escola Senac Pelotas, Tiago Radmann.

Tags

Pacto Pelotas pela Paz, programa Start, Capacitação, Mundo Start, Paula Mascarenhas

Carregando 0%
Carregando 0%