Projetos que formam o Pacto Pelotas pela Paz serão divididos em cinco salas temáticas. Fórum ocorre na sexta-feira (31)
28-05-2019 | 17:29:45
Na tarde de terça-feira (28), a prefeita Paula Mascarenhas participou de reunião do Comitê Integrado de Prevenção (CIP), do Pacto Pelotas pela Paz. Na ocasião, ela discutiu detalhes da realização do 2º Fórum de Segurança Pública, marcado para esta sexta-feira (31), incluindo as salas temáticas que comporão a programação do Fórum. Gratuito e aberto à comunidade, o evento se inicia às 9h e será liderado pela prefeita, com uma explanação geral sobre o projeto e apresentação dos índices atuais relacionados à segurança pública no município.
À tarde, das 14h às 17h, a comunidade poderá visitar cinco salas temáticas (veja abaixo), onde encontrarão informações sobre as iniciativas que fazem do Pacto uma ferramenta efetiva de prevenção e repressão do crime em Pelotas. A atividade integra a programação do 1º Seminário Regional de Segurança Integrada da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e ocorre no auditório Dom Antônio Zattera. O Fórum é uma promoção da Prefeitura, com apoio do Comunitas e do Instituto Cidade Segura.
Sociedade poderá conhecer projetos e resultados do Pacto pela Paz em fórum de segurança
Todo o trabalho desenvolvido através do Pacto Pelotas pela Paz poderá ser conhecido no dia 31, das 14h às 17h, em cinco salas temáticas.
Operações Integradas
Pedestre Seguro
Repressão Integrada a Homicídio
Código de Convivência
Pelotas Legal
EISP
Vídeo Monitoramento
Justiça Restaurativa nas Escolas
Educação Empreendedora
Construindo Saberes
Comissão Interna de Prevenção da Violência na Escola
Criando Crianças em Ambientes Seguros – ACT
Metodologia Socioemocional
Erradicação do Sub-Registro Civil de Nascimento
Redução de Vitimização Precoce
Redução da Gravidez Precoce
Parentalidade – Escola de Mães e Avós
Conte Comigo
APAC
Artecon P
MOP Ssui
MOP SMS
Segunda Chance Jovem
Cada Jovem Conta
Banco de Oportunidades
Start
Espaço da Juventude
Bons Vizinhos
De 29 a 31 de maio, a UCPel sedia o Seminário que debate a segurança integrada, a partir de três aspectos: comunidade, visões institucionais e prevenção. A atividade é promovida por meio do Escritório de Desenvolvimento Regional, do Grupo Interdisciplinar de Estudos Criminais-Penitenciários e do curso de Tecnologia em Segurança Pública, e tem parceria do Exército Brasileiro, Associação Comercial de Pelotas, Aliança Pelotas e Associação dos Municípios da Zona Sul.
Cerca de 20 especialistas vão discutir o tema, entre eles, o secretário municipal de Segurança Pública, Aldo Bruno Ferreira, que falará sobre a atuação da pasta e a articulação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) e do Comitê Integrado de Prevenção para impactar na redução da violência.