Tubulação percorrerá trajeto do reservatório R1, na Barão de Santa Tecla, até o reservatório R4, na Andrade Neves
15-08-2018 | 07:28:26
O Sanep inicia na próxima segunda-feira, 20 de agosto, mais uma etapa do percurso da tubulação da Estação de Tratamento de Água (ETA) São Gonçalo pelo centro da cidade. A primeira fase da obra será realizada nos 650 metros de extensão da Antônio dos Anjos até a avenida Bento Gonçalves. A tubulação de 700 milímetros será colocada quadra a quadra, com bloqueio parcial do tráfego de veículos durante o serviço. No último sábado (13), o Sanep trouxe parte da tubulação que aguardava na Estação, localizada no Capão do Leão, até a rua Barão de Santa Tecla esquina com Antônio dos Anjos, ponto de partida da obra – que será executada pelos servidores da autarquia.
O trajeto completo da adutora da ETA São Gonçalo percorrerá o cruzamento das ruas Santos Dumont e Sete de Setembro, seguirá pela rua Barão de Santa Tecla até a Barão de Azevedo Machado e, de lá, será levada até a rua Andrade Neves esquina com Pinto Martins. O trajeto compreende a ligação da tubulação do reservatório R1, na praça Piratinino de Almeida, até o reservatório R4, próximo ao Clube Brilhante.
Nesta etapa, o Sanep iniciará o serviço pela Santa Tecla, da Antônio dos Anjos até a Bento. Quando a obra chegar em frente ao Pronto Socorro de Pelotas (PSP), uma operação especial será organizada para não afetar o tráfego das ambulâncias: o serviço será realizado em uma metade da quadra; quando esta for concluída e liberada, o Sanep inicia a outra metade. A Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) atuará em conjunto, garantindo a segurança e a orientação para pedestres e motoristas.
Em 2017, o Sanep executou a primeira etapa desta obra, trazendo a tubulação da área da Estação até o centro da cidade, atravessando a praça 20 de setembro, seguindo pela Floriano Peixoto em frente ao Pop Center até chegar na esquina da rua Santos Dumont com Sete de Setembro, onde a tubulação aguarda o reinício previsto para o dia 20.
O transporte coletivo urbano não sofrerá alterações com a obra. Os ônibus da Colônia e os intermunicipais que seguem pela rua Santa Tecla deverão dobrar à esquerda na rua Padre Felício (ponto de interrupção) e seguir o seu trajeto pela rua Santos Dumont. A parada localizada na esquina com a Dr. Amarante será mantida normalmente.
A partir desta quarta-feira (15), servidores do trabalho social do Sanep começam a visitar as residências deste primeiro trecho da obra (entre a avenida Bento e a rua Antônio dos Anjos) para informar aos moradores sobre a execução da obra, a sua importância para o abastecimento de água no Município e lembrar que os transtornos no período de execução ocorrem, mas são temporários. O diretor-presidente da autarquia se reuniu, nesta terça-feira (14), com a equipe da Coordenadoria de Projetos Especiais para definir como serão as visitas e o acompanhamento para manter a população informada dos avanços da obra.