Seis projetos vão representar Pelotas durante Mostra de Experiências Exitosas do Cosems/RS
15-04-2019 | 11:51:21
Entre os dias 22 e 25 de abril, a saúde de Pelotas estará em destaque no 31º Congresso promovido pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS). O município teve seis projetos selecionados para a Mostra de Experiências Exitosas Cosems/RS.
A solenidade de premiação ocorre no dia 23 de abril, às 18h, em evento no Dall'Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves. A ideia é divulgar ações bem-sucedidas dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), consideradas diferenciais no atendimento e acolhimento da população usuária.
A prefeita Paula Mascarenhas destacou a variedade de projetos selecionados, indo da prevenção terciária, na área de segurança pública, até a educação ambiental para crianças.
"Fico muito feliz de ver que a saúde de Pelotas continua sendo reconhecida por outros municípios. Isso é mérito de uma equipe comprometida, qualificada e que atua nas mais diversas áreas, o que nos estimula a seguir avançando e trabalhando pela saúde pública no nosso município", disse Paula.
As iniciativas escolhidas também concorrem à Mostra do 35º Congresso Nacional do Conselho, que ocorre de 2 a 5 de julho, em Brasília. “Temos ações exitosas e de muita qualidade. Estamos confiantes e felizes por estarmos entre os municípios que se distinguem”, enfatiza o secretário da Saúde, Leandro Thurow.
O projeto "ArteCon P: Uma conquista intersetorial’" foi um dos selecionados para a mostra estadual. Inclui a instalação na cidade de uma fábrica de canos e materiais de concreto dentro do Presídio Regional. O local é mantido pela Prefeitura, com mão de obra prisional. Os produtos são utilizados em obras na cidade, principalmente em saneamento básico e de infraestrutura.
Aprovado pela comunidade, ganhou o apoio de empresários que doaram materiais de construção e insumos. Além disso, parceria com o curso de engenharia civil da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) garante os estudos de traço e testes de resistência dos tubos, resultando em insumos de alta qualidade.
Protagonizada pela Secretaria de Saúde (SMS), a administração da ArteCon P passou para a Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), que também adotou a mão de obra prisional na limpeza, drenagem e canalização de esgotos em Pelotas – este se iniciou pela UBS Sítio Floresta, que agora conta com espaço salubre compatível com um serviço de saúde.
O "Melhor e-Sus: Experiência do município de Pelotas/RS na implantação e qualificação do Sistema e-SUS Atenção Básica" explica como se deu a implantação do sistema, com foco na saúde bucal. O e-Sus é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde que visa reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional. O programa permite manter um registro individualizado e centralizado dos atendimentos de cada cidadão, identificado pelo Cartão Nacional de Saúde.
Batizada como "População transexual do município de Pelotas: Experiência do grupo multiprofissional", a iniciativa representa o Programa Saúde LGBT da Prefeitura. Baseada no Programa de Identidade de Gênero (Protig) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), a ideia nasceu da vontade de facilitar o acesso ao processo transexualizador no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso, são realizadas reuniões quinzenais em que os participantes recebem informações sobre temas, como reposição hormonal.
Criado em 2016, o programa pelotense de Saúde LGBT já atendeu cerca de 30 pessoas. Atualmente, 15 participam das reuniões quinzenais e muitos estão em processo de redesignação. Para quem não sabe, a palavra transgênero refere-se ao indivíduo que se identifica com um gênero diferente daquele que corresponde ao seu sexo. No Brasil, estima-se que exista um caso para cada 30 mil homens e um caso para cada 100 mil mulheres.
O Saúde na Escola, por meio da integração entre as redes de saúde e educação, estabelece ações de promoção e proteção da saúde e prevenção de doenças. Atualmente, em Pelotas, 46.228 alunos são acompanhados: destes, cerca de 30 mil são adolescentes, que vão pouco às unidades.
Por isso, foi criado o "Acolhimento Referenciado de Adolescentes na Atenção Básica Considerando o Direito de Acesso à Saúde", com o objetivo de conscientizá-los sobre o direito de frequentar Unidades Básicas de Saúde (UBSs), acompanhados de responsáveis ou não.
Além da capacitação dos profissionais da saúde para atendimento de adolescentes, especificamente, foram feitas visitas às escolas para entrega do guia "Curtindo uma Adolescência Saudável", que incentiva a ida às Unidades.
Outro projeto aprovado para a Mostra é o "A experiência de um grupo técnico de gestão da atenção básica na implementação do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB): uma modelagem construtivista", que narra o processo de criação do Nasf-AB em Pelotas. Oferece apoio matricial, que prioriza o compartilhamento de saberes e o planejamento conjunto de ações de saúde entre equipes de referência e de apoio, buscando a corresponsabilização e compartilhamento de conhecimentos entre técnicos de diferentes níveis assistenciais, por intermédio de várias ações.
Mais conhecido como Zooando na Escola, o "Educação em saúde animal e ambiental na promoção da saúde humana junto a escolas municipais de Pelotas" efetiva ações educativas nas escolas do município sobre zoonoses e cuidados com animais, além de distribuir material informativo sobre o tema.
Durante as atividades, a equipe, acompanhada do mascote ZOOandinho, aborda as características e cuidados em torno da esporotricose, leptospirose, raiva e doença de Chagas, e divulga a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika e da chikungunya. O Projeto é uma realização do Departamento de Vigilância Ambiental em Saúde da SMS.