ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Transporte e Trânsito

Volta do comércio gera pequeno aumento dos usuários de ônibus

Acréscimo foi de 7,5% de quarta para quinta. Mesmo assim, movimento ficou 73% abaixo do registrado, na zona urbana, antes da pandemia

24-04-2020 | 16:59:15

O primeiro dia após a retomada gradual e controlada do comércio em Pelotas, nessa quinta-feira (23), depois de um mês fechado, registrou o aumento de 7,5% no número de passageiros do transporte coletivo urbano. O levantamento inclui estudantes, idosos, pessoas com deficiência e seus acompanhantes.

De quarta (22) para quinta, mais 1.673 pessoas utilizaram os coletivos, passando o total de 22.072 para 23.745. De acordo com a Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), mesmo sem um acréscimo expressivo no movimento, os horários de pico receberam reforço para evitar uma possível lotação nos ônibus: das 7h às 10h, pela manhã, e das 16h às 19h, ao final da tarde.

+ Prefeita justifica isolamento controlado durante pandemia

A quantidade total de passageiros movimentando-se pela cidade, na quinta, ainda foi bastante inferior ao registrado em dias úteis antes da pandemia, quando mais de 90 mil pessoas utilizavam os coletivos, explica o secretário da STT, Flávio Al-Alam – 73% a menos.

“Reforçamos os horários com maior incidência de usuários e ficaremos observando a movimentação nos próximos dias. O lado positivo é que não houve lotação expressiva nos ônibus, já que aumentamos a oferta”, acrescentou. 

Em relação à circulação de idosos – que integram o grupo de risco de contaminação pelo novo coronavírus – no transporte coletivo, o contingente de passageiros subiu 5%: 1.539 deslocamentos computados na quarta e 1.621 na quinta-feira. Equipes de fiscalização da STT estiveram durante todo o dia acompanhando a circulação dos veículos. O monitoramento será importante para planejar o transporte público nas próximas semanas, considerando o início do mês, quando se costuma identificar elevação do número de pessoas na zona central em função dos bancos e lotéricas.

Comparando-se os dados desta quinta (23) com os do dia 13 abril, é possível constatar o acréscimo de 19,9% no número de usuários – de 19,8 mil para 23,7 mil. Neste período, o domingo (19) e o feriado (21) responderam pelos menores indicadores: 2,8 mil e 3,4 mil, respectivamente. 

Números da zona rural caíram

Diferentemente do aumento identificado na zona urbana, a parcela de pessoas no transporte coletivo rural sofreu queda nessa quinta-feira, apesar da retomada gradual do comércio. Na quarta, foram 516 deslocamentos e, na quinta, 493, uma redução de 4,4%. Idosos também viajaram menos de um dia para o outro: 42 na quarta e 31 na quinta. O sábado (18) e o feriado concentraram a menor quantidade de pessoas, nos ônibus, nos últimos dez dias: 81 e 78, respectivamente. 

Limpeza e cooperação de usuários

A STT destaca a realização de limpeza minuciosa dos veículos do transporte, a cada trajeto concluído no terminal, principalmente, com a higienização das superfícies e pontos de contato com as mãos dos usuários, como roleta, bancos, pega-mão, corrimão e apoios em geral.

Também circulam com janelas abertas para manter os espaços arejados e oferecem álcool em gel 70% aos passageiros. A Secretaria, reforçando a recomendação do Decreto Municipal 6.267, sugere aos usuários a utilização de máscaras a fim de se deslocarem pela cidade, minimizando os riscos de propagação do vírus.

Não caia em fake news.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram, Twitter e canal WhatsPel.

Tags

transporte, coletivos, urbano, rural, ônibus, aumento pequeno de usuários, retomada do comércio

Carregando 0%
Carregando 0%