No período, haverá a Abertura Oficial da Colheita, Feira Municipal do Pêssego e a Festa na Vila Nova, 7º distrito
Por Tânia Magalhães 19-11-2024 | 16:07:12
A Prefeitura informa o período da 11ª Quinzena do Pêssego, com início quinta-feira (21) e término dia 7 de dezembro. Para as duas semanas que põem em evidência a maior cultura da zona rural de Pelotas, está prevista diversificada programação, que se inicia nesta quinta-feira, às 15h, com a Abertura Oficial da Colheita, safra 2024, na propriedade do produtor Moisés Leivas Teixeira, na Colônia Maciel, Rincão da Cruz, 8º distrito. Na sexta-feira (22), no Largo do Mercado, às 11h, será o lançamento da Feira Municipal do Pêssego, que terá bancas no Centro e bairros, para comercialização direta do produtor ao consumidor.
A Festa Municipal do Pêssego será no domingo (24), na Comunidade São Pedro na Vila Nova, Quilombo, 7º distrito, organizada pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Embrapa, Emater, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas, Comunidade São Pedro da Vila Nova, Centro Cultural Nativista Raízes da Tradição (CCN), Esporte Clube Vila Nova, Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias de Pelotas (Sindicopel), Associação de Produtores de Pêssego da Região de Pelotas e produtores.
Na programação, consta a celebração de missa às 10h30min, almoço no Centro Cultural Nativista às 11h30min, abertura oficial às 13h, apresentação de João da Silva e da Banda Eccos às 14h, café colonial às 14h30min, concurso do pêssego às 16h e apresentação do CCN Raízes da Tradição às 18h30min.
Pelotas é o município maior produtor de pêssego para indústria no país. A produção, neste ano, de acordo com dados da Emater, deverá ser em torno de 23 mil toneladas da fruta – assemelhando-se à safra anterior, atingida por ciclone e granizo, enquanto a de 2024 passou pela crise climática que se iniciou em maio. A zona rural conta com 615 produtores e 3.260 hectares de pomares.
A Quinzena do Pêssego em Pelotas foi idealizada em 2014 – ano da sua primeira edição -, quando a prefeita Paula Mascarenhas exercia o mandato como vice-prefeita da gestão do chefe do Executivo, Eduardo Leite, hoje governador do Estado.
O Gabinete da Vice-prefeita foi o responsável pela criação do período, oficializado para realização anual, com o objetivo de valorizar os produtores, estimular a cultura e dar promoção à produção local, que abastece grande parte do país e é a maior fornecedora da fruta para a indústria nacional.
Nos períodos de Quinzena do Pêssego, escolas da rede municipal incluem a fruta in natura ou processada no cardápio da merenda dos alunos. O cultivo, os pomares e a tradição do potencial produtivo do município também são trabalhados em sala de aula.
Alguns restaurantes, durante a Quinzena, incluem o pêssego como ingrediente de receitas de seus cardápios, reforçando a proposta de valorização da cultura.