Metodologia deve atingir 1.400 famílias em três anos
22-10-2018 | 19:44:16
A metodologia 'ACT – Criando Crianças Seguras', implantada desde julho com famílias pelotenses, que visa reduzir a violência infantil e disseminar a cultura de paz, será ampliada nos próximos anos. O método inédito no Brasil, aplicado, atualmente, a partir do Estudo Piá (convênio entre a Prefeitura e o Programa de Pós-graduação em Epidemiologia da UFPel), deve atingir 1.400 crianças até 2021, além de capacitar mais facilitadores para executar o trabalho.
A ampliação foi anunciada durante reunião, nesta segunda-feira (22), entre a prefeita Paula Mascarenhas, o secretário de Educação e Desporto (Smed), Artur Corrêa, e a diretora de Ensino, Loreni Peverada. O projeto foi apresentado pela coordenadora do método em Pelotas, Alicéia Ceciliano.
Em abril de 2019, a metodologia começará a ser implantada em 12 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), com crianças de 2 anos das turmas de maternal 1. A ação integra as atividades do Pacto Pelotas pela Paz.
Em cada educandário, 20 famílias serão atingidas – dez no primeiro semestre (abril, maio e junho), e outras dez no segundo semestre (agosto, setembro e outubro), totalizando 240 famílias alcançadas. Para amplificar ainda mais o projeto nos próximos anos, outros 17 profissionais da rede municipal de ensino serão formados como facilitadores; atualmente, o Município conta com 14. O objetivo é ter profissionais capacitados e lotados nas 29 Emeis de Pelotas.
Em 2020 e 2021, quando o número de facilitadores habilitados aumentar, serão 580 famílias beneficiadas pelo ACT em cada ano, totalizando ao final dos três anos, 1.400 crianças e pais alcançados pelo método.
A capacitação dos profissionais ocorrerá a partir de agosto, quando eles poderão observar o trabalho já em andamento nos educandários. O projeto será avaliado de acordo com um questionário de impacto, que verificará a satisfação, aplicabilidade e utilidade nos lares pelotenses. A ideia é estender o ACT às turmas de pré 1, das Escolas de Ensino Fundamental (Emefs).
Sobre a importância do método na educação infantil, Aliceia explica que é nesta idade em que se começa a formar o caráter e a personalidade e, portanto, é a faixa etária ideal para trabalhar. A coordenadora salientou o trabalho de qualidade executado pelos facilitadores nestes meses de atuação.
A metodologia utilizada no programa foi desenvolvida pela Associação Americana de Psicologia e consiste na realização de nove sessões de grupo, onde pais e responsáveis são capacitados a educarem sem qualquer forma de violência. O programa se utiliza de discussões e dinâmicas para elucidar maneiras de reagir de forma positiva às dificuldades emocionais e sentimentos aversivos das crianças. Neste sentido, orientar os cuidadores sobre o modo como elas se comportam nas mais diversas etapas do desenvolvimento físico, cognitivo e emocional.
Emei Adayl Bento Costa
Emei Albina Peres
Emei Anita Malfatti
Emei Darcy Ribeiro
Emei Érico Veríssimo
Emei João Guimarães Rosa
Emei Mário Osório Magalhães
Emei Monteiro Lobato
Emei Nelson Abott de Freitas
Emei Oswald de Andrade
Emei Paulo Freire
Emei Vinícius de Moraes.