ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Assistência Social

Cadastro Único será centralizado até a contratação de entrevistadores

Troca de sistema criou demanda reprimida que deve ser resolvida assim que as contratações forem feitas

Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 26-03-2025 | 22:08:44

A Secretaria de Assistência Social (SAS) decidiu pela centralização temporária dos serviços do Cadastro Único em Pelotas. A decisão foi tomada pela falta de entrevistadores para atuarem nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Nesta quinta-feira (27), o executivo encaminhará à Câmara de Vereadores um projeto de lei para a contratação de 15 novos servidores. Após a aprovação, a Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sarh) fará a convocação dos candidatos que passaram pelo processo de seleção em 2022 e formam o cadastro reserva.

Os entrevistadores são responsáveis por colocar no sistema os dados informados pelos usuários, tanto nos cadastros novos, quanto nas atualizações. Também orientam usuários e fazem visitas domiciliares para cadastrar pessoas impossibilitadas de se locomover e para a qualificação do cadastro de famílias unipessoais, ou seja, com apenas uma pessoa.

Em Pelotas, no mês de fevereiro, foram feitos 1961 atendimentos – 621 cadastros novos e 1340 atualizações. Depois disso, o país inteiro ficou sem sistema por 16 dias, para a troca de plataforma que agora permite o cruzamento de dados com diversas bases, facilitando o acesso aos usuários, que não precisam buscar os documentos em diferentes setores, e reduzindo a possibilidade de fraude. Além da demanda normal, que haveria com a retomada do serviço, o nome “Novo Cadastro Único” fez com que usuários acreditassem que precisariam fazer um novo cadastro. Isso levou muitas famílias às filas, e o sistema em todo o país ficou sobrecarregado, causando quedas e instabilidades. A situação só se normalizou nesta semana. 

Apesar da mudança da plataforma, não há alterações no Cadastro Único para os integrantes, que NÃO PRECISAM FAZER NOVO CADASTRO. As atualizações devem ser feitas apenas nas datas já previstas: a cada dois anos, ou se houver mudanças na família, como casamento, divórcio, morte de um integrante, mudança de endereço ou de escola das crianças. 

A SAS explica que houve uma tentativa de aproximar o serviço das comunidades, com a descentralização, mas o desligamento de entrevistadores e o período em que o sistema esteve inoperante acabou afetando o atendimento. Apenas um servidor por Cras não é capaz de atender as grandes filas diárias que estão se formando, por isso a decisão de recentralizar temporariamente. 

Após a contratação dos novos entrevistadores será organizada a descentralização em etapas, conforme a demanda de cada território dos Cras. Até lá, informações, atualizações e novos cadastros podem ser feitos na sede do Cadastro Único (rua General Osório, 500), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou nas ações de Cadastro Único nos bairros, que serão realizadas aos sábados, em locais a serem definidos.

Mais de 40 programas são vinculados ao Cadastro Único, como o Programa Bolsa Família (PBF), o Pé de Meia, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Tarifa Social de Energia Elétrica.

Tags

cadastro único, centralização, osório 500

Carregando 0%
Carregando 0%