Doze servidores integraram a primeira turma capacitada pelos profissionais da prefeitura de Pelotas que já atuam no programa
Por César Soares 30-08-2021 | 09:44:18
A prefeitura de Pelotas já conta com mais um grupo de servidores devidamente habilitados para trabalharem as metodologias do Programa ACT - Criando Crianças em Ambientes Seguros, iniciativa que integra o Pacto Pelotas pela Paz. Na última sexta-feira (27), foi encerrada a formação da primeira turma de facilitadores, conduzida por profissionais da prefeitura de Pelotas: A coordenadora do Programa e diretora da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Alicéia Ceciliano; e pelo psicólogo do ACT e servidor municipal, Pablo Zaffaroni.
Durante seis dias de instruções mais doze servidores foram capacitados. São assistentes sociais dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), Especializados de Assistência Social (Creas), psicóloga do Centro de Atendimento à Mulher, psicólogos e assistentes sociais da Casa de Acolhida Luciety, da Casa do Carinho e Programa Família Acolhedora. Além de uma psicóloga da Susep. Todos são profissionais que atuam com pessoas em situação de vulnerabilidade social.
“Foi desafiador por ter sido a primeira formação dada por nós. Tudo novo, tudo foi um grande desafio, mas superou as nossas expectativas, porque foi uma turma que já tinha experiência com famílias de alta vulnerabilidade. Todas as técnicas e orientações foram muito bem aceitas e isso vai contribuir muito no dia a dia de atuação deles”, detalhou Alicéia.
Expectativas superadas também por todos que receberam as instruções da metodologia socioemocional e passam a integrar essa rede de facilitadores. É o caso da psicóloga Samanta Rodrigues que atua há quatro anos em um abrigo que acolhe crianças e adolescentes de 0 a 18 anos. “Foi muito bom e me surpreendeu positivamente pela forma como foi colocado: muito prático, didático e nos ofereceu um instrumento para desenvolvermos um trabalho bem fundamentado. Não vejo a hora de poder fazer a aplicação, de coloca de fato em prática”, avaliou a servidora.
A conclusão da turma da capacitação contou com a participação da Ainda de acordo com a diretora do ACT, a formação de novos facilitadores vai permitir ampliar a abrangência do Programa que já envolve 333 famílias pelotenses. Uma nova capacitação está prevista para ser realizada em Outubro, desta vez será direcionada para profissionais da Educação.
O programa ACT – Criando Crianças em Ambientes Seguros integra o eixo prevenção do Pacto Pelotas pela Paz e completou três anos de atividades em abril deste ano. Com ações fundamentadas no fortalecimento de vínculos entre crianças, pais e cuidadores, o programa foi estendido, no começo deste mês aos apenados do regime fechado que estão em tempo de progressão para o semiaberto com foco na ressocialização e preparação para o retorno ao convívio familiar. Pelotas é a primeira cidade do mundo a tornar a metodologia um política pública municipal.