Evento reuniu informações e lazer
Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 27-03-2025 | 15:27:02
Cerca de 15 mulheres participaram, na manhã desta quinta-feira (27), da atividade de encerramento do Mês da Mulher no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Centro. Foram convidadas integrantes do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) da área, e do Cadastro Único.
A psicóloga do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Professora Claudia Pinho Hartleben, Georgia Bender, apresentou o serviço, falou sobre os tipos de violência contra a mulher, e aplicou uma técnica de relaxamento com as participantes.
A coordenadora do Cras, Lisiane Moreira, diz que a proposta era incentivar a reflexão sobre as violências sofridas, informar como acessar serviços que as ajudem a enfrentar o problema, se necessário, além de proporcionar momentos de relaxamento e meditação.
Uma das atividades promovidas foi um momento de alongamento corporal, oferecido pela usuária do Cras e professora de dança, Aida Oliveira. Ela conta que três vezes por semana trabalha com mulheres, e muitas são donas de casa e diaristas, “para elas, a dança é terapia, é um tempo só para elas”, diz a professora. Ela também trabalha, voluntariamente, com crianças aos sábados e explica que o objetivo é aliviar o estresse das mulheres e tirar as crianças da rua. “Eu sou fruto de projeto social e isso foi importante para eu ser quem sou hoje”, avaliou. Para a artesã Suelen de Souza, que participou das atividades acompanhada pela filha adolescente, o trabalho do Cras é importante e faz diferença no dia, “a gente se sente bem melhor. Chegamos aqui quietinhas e agora estamos todas sorrindo, relaxadas”, concluiu.
Durante a manhã, o Cras também promoveu um encontro entre a Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde (SMS) e usuárias e usuários do Cadastro Único, que aguardavam atendimento. Foram oferecidas informações sobre prevenção e cuidados posteriores ao contato com vetores de zoonoses, como mosquitos, ratos e morcegos.
Interessadas em participar, gratuitamente, do projeto de dança da Aida, podem procurar o Instituto Hélio d’Angola, no Quadrado, ou entrar em contato pelo WhatsApp 53.99988-5492.
Endereços dos serviços
Cras Centro – rua General Osório, 500, com entrada pela rua General Telles
Cram – rua Dom Pedro II, 813 – entre as ruas Quinze de Novembro e Anchieta