ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Assistência Social

Dia do Assistente Social: atuação dos profissionais é destaque no Município

Servidores da área têm participação fundamental no combate ao coronavírus e na garantia de direitos da população em vulnerabilidade

Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 15-05-2021 | 09:16:43

Neste sábado (15), é comemorado o Dia do Assistente Social. Há quase 14 meses, o papel desse profissional passou a ser ainda mais valorizado, com o agravamento da situação de vulnerabilidade de pessoas e famílias, devido à pandemia do novo coronavírus. Na Prefeitura, são 127 servidores da área, a maioria na Secretaria de Assistência Social (SAS), onde coordenam programas, planejam ações e atendem os usuários diretamente. 

Assistentes sociais tiveram um papel muito importante desde o início da pandemia, por prestarem apoio aos cidadãos em vulnerabilidade - Fotos: Arquivo Ascom

O secretário de Assistência Social do Município, José Olavo Passos, diz que o trabalho dessas pessoas é imprescindível para que a população passe por este momento de incertezas, receba o atendimento necessário e, com estratégias de ação, se garanta o mínimo de dignidade às famílias, um forte elo do poder público com a sociedade.

Experiência de quem vive a realidade

Assistente social há 17 anos, sendo dez na SAS, Raquel Nebel diz que nunca imaginou que seu papel como assistente social seria tão essencial no momento de pandemia. “Além do público que sempre requisitou nossos serviços, aqueles em situações diversas de vulnerabilidade social, fomos procurados por pessoas que precisam apenas de alimentação, pois sua única fonte de renda, ou renda complementar, cessou neste momento. Fomos essenciais para familiares preocupados com seus entes em situação de rua e por instituições que ficaram com recursos escassos. E, acima de tudo, servimos como suporte para nossos colegas, trabalhadores que deixaram suas famílias para atender às necessidades fundamentais para a qualidade de vida e saúde mental durante este momento pandêmico”, aponta. 

Raquel também avalia que os assistentes sociais nem sempre são reconhecidos e a sociedade deve saber quem está na ponta. 

“Nós lutamos pelos usuários e pelos trabalhadores que vendem sua força de trabalho, oferecemos o conforto da Prefeitura, que lida direto com os anseios dos usuários, mesmo que, nem sempre, tenha uma solução. São profissionais que matam um leão por dia”, conclui. 

Onde atuam os assistentes sociais

O trabalho dos assistentes sociais, a maioria absoluta de mulheres, aumentou muito desde o início da pandemia. O que já não era fácil, agora é um desafio diário. Os recursos limitados e a demanda crescente exigem criatividade. Campanhas para a arrecadação de alimentos, agasalhos, material de higiene e limpeza, para um número muito maior de pessoas; formas de manter a relação com as famílias, seguindo todos os protocolos de segurança, para evitar a proliferação do vírus, além de tudo que já era feito antes, como o auxílio na garantia de direitos, o papel no fortalecimento de vínculos sociais e familiares e as ações de proteção. São relações de cumplicidade sem contato físico, pelo contrário, com distanciamento.

Tags

garantia de direitos, dia do assistente social, 15 de maio, assistente social, assistência social, pandemia

Carregando 0%
Carregando 0%