ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Diagnóstico da Primeira Infância em Pelotas é apresentado

Dados foram exibidos durante um seminário virtual, que contou com a presença da prefeita Paula Mascarenhas. Informações servirão para a criação do Plano Municipal da Primeira Infância

Por Marina Amaral 19-11-2021 | 15:42:37

Nessa quinta-feira (18), Pelotas deu mais um passo em direção à criação do Plano Municipal da Primeira Infância, que tem como objetivo desenvolver e fortalecer ações voltadas ao público infantil a fim de proporcionar um lugar melhor para as crianças. Por meio de um seminário virtual, o Comitê Intersetorial apresentou o diagnóstico, elaborado pelas secretarias municipais que integram o grupo. A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou a reunião, que foi organizada pela Prefeitura com apoio do Instituto da Infância (Ifan) e da Fundação Bernard Van Leer, da Rede Urban95 - iniciativa que integra o Pacto Pelotas pela Paz.

Durante a abertura do encontro online, a chefe do Executivo pelotense destacou a prioridade dada às crianças neste mandato, por meio de uma política transversal que irá envolver gestores e instituições. Paula também reforçou a importância de investir na prevenção e proteção de crianças e adolescentes, evitando que, desde a primeira fase da vida, eles sejam submetidos à violência. 

“Vamos construir uma cidade pensando nas crianças, que acolha, proteja e estimule o público infantil. Dessa forma, a cidade será melhor para toda a sua população. Queremos que Pelotas se torne uma referência em qualidade de vida, e o Ifan somou-se junto nessa articulação. Somos muito gratos ao apoio técnico da instituição e a todo grupo de trabalho, formado pelas secretarias municipais, que está envolvido e empenhado nesse projeto”, afirmou a prefeita.
Foto: reprodução da internet

Fazem parte do Comitê Intersetorial a Procuradoria-Geral do Município, a Assessoria Especial de Comunicação e as secretarias de Serviços Urbanos e Infraestrutura, de Administração e Recursos Humanos, de Transporte e Trânsito, de Segurança Pública, de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, de Habitação e Regularização Fundiária, de Obras e Pavimentação, de Planejamento e Gestão, de Cultura, de Qualidade Ambiental, de Assistência Social, de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, da Fazenda, de Desenvolvimento Rural, de Governo e Ações Estratégicas, de Educação e Desporto e de Saúde.

O Instituto da Infância estava representado por Neilza Buarque, Fellipe Dias e Nina Ribeiro. A superintendente, Luzia Torres Laffite, enviou um vídeo aos presentes parabenizando pelo trabalho que está tomando forma. Neilza corroborou ao afirmar que “uma grande política pública está sendo desenvolvida em Pelotas”.

O presidente da Câmara de Vereadores, Cristiano Silva (PSDB), e o secretário estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, Luiz Henrique Viana, estiveram presentes no evento.

A composição do diagnóstico

Foram expostos dados como indicadores demográficos do município e os números referentes à população, com ênfase na totalidade de crianças, que são base para o estudo que levará ao desenvolvimento do Plano Municipal da Primeira Infância. Cada pasta apresentou seus estudos, como a área da saúde, com considerações sobre a saúde da criança em Pelotas e sobre gestantes. Já a parte de educação trouxe números relativos aos estudantes e instituições de ensino.

Em relação à habitação, dados sobre crianças e famílias contempladas com ações de programas habitacionais municipais foram trazidos à tona, bem como o atendimento em serviço de convivência e de acolhimento e com acesso ao Bolsa Família. A quantidade de crianças atingidas por atividades educativas de trânsito, além de empresas com produtos para crianças e ações culturais destinadas à primeira infância foram, igualmente, elencadas.

Foto: reprodução da internet

Essas são apenas algumas das informações obtidas a partir do trabalho de diagnóstico feito pelos integrantes do Comitê e que formam a fotografia da primeira infância em Pelotas, reunidas de forma a contemplar a infância em sua diversidade e atender a necessidade do público durante a articulação de ações, estratégias e programas, assim como o fortalecimento daquelas já existentes, que integrarão o Plano Municipal, conforme explicou a coordenadora do Comitê Intersetorial, Jaqueline da Silva Dutra, que representa a Secretaria Municipal de Saúde.

As próximas etapas envolvem o desenvolvimento de oficinas intersetoriais, que envolverão vários segmentos da sociedade civil, Município e instituições.

Tags

primeira infância, plano municipal, diagnóstico, comitê intersetorial, pacto pelotas pela paz

Carregando 0%
Carregando 0%