Escolas de ensino fundamental receberam a atividade que busca solucionar conflitos através do diálogo e sem o uso da violência
12-12-2018 | 15:05:46
Nas últimas semanas, nove Escolas de Ensino Fundamental (Emefs) sediaram círculos de construção da paz, com o intuito de buscar solucionar conflitos através do diálogo e sem o uso da violência, além de possibilitar a expressão de pensamentos e sentimentos. Dezenas de estudantes dos anos finais dos educandários – que contam com o projeto ‘Construindo Saberes’ – participaram da atividade, que integra as estratégias de Justiça Restaurativa, uma estratégia preventiva do Pacto Pelotas pela Paz.
Uma das escolas que recebeu a ação foi a Emef Núcleo Habitacional Dunas, no Areal. As facilitadoras Maria de Fátima e Alice Manke conduziram o círculo de forma a possibilitar que todos os presentes pudessem conversar sobre seus comportamentos e responsabilidades. “Foi positivo ver que os alunos comprometerem-se em mudar ou melhorar as suas atitudes, para que possam terminar o ano de forma positiva”, relatou Maria de Fátima.
Entre os temas abordados, esteve a importância do estudo para o futuro, o progresso obtido durante o Construindo Saberes e a cooperação entre os componentes do grupo. Um dos alunos apontou a necessidade de ter mais oportunidades como esta, concebidas a partir do diálogo e com temáticas que sejam do interesse deles.
Sentados em círculo – como propõe a atividade – o grupo também pôde conversar sobre determinados valores, como respeito, amizade, solidariedade, generosidade e humildade. Além da escola do Dunas, sediaram os círculos as Emefs Piratinino de Almeida, Dr. Joaquim Assumpção, Independência, Jacob Brod, Colégio Pelotense, Bibiano de Almeida, Luiz Augusto de Assumpção e Raphael Brusque.
Atualmente, beneficia cerca de 150 alunos de 16 escolas do município e é uma das estratégias do Pacto. As atividades, que ocorrem sempre em turno inverso nas escolas, têm o objetivo de minimizar situações de disparidade entre idade e ano escolar, além de evitar a evasão e incentivar a autoestima nos alunos, a fim de que não abandonem o estudo. Entre as demais finalidades da iniciativa, estão o resgate da autonomia, aumento da permanência na escola e a criação de vínculos dos alunos e suas famílias com os professores.