Escola da Vila Nova recebe Circo Tchêatro Xebebéu
Cerca de 250 estudantes de duas escolas da zona rural de Pelotas terão a oportunidade de assistir, na próxima quarta-feira (5), a peça teatral infantil "Brincando de Teatro, apresentada pela Cia Itinerante Circo Tchêatro Xebebéu. A tenda de circo será montada nas proximidades da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Nestor Elizeu, na Vila Nova, e vai contemplar também alunos da EMEF Erasmo Braga, da Colônia Santo Antônio. O grupo fará duas sessões, uma pela manhã e outra à tarde, para que todas as crianças possam assistir, e vai oferecer uma oficina de palhaçaria.
Até o momento, 1.350 estudantes assistiram à peça, financiada pelo Edital de Chamamento Público nº 001/2025 Fomento a Projetos Culturais e Áreas Periféricas da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), lançado neste ano pela Secretaria de Cultura (Secult). O projeto “Circo no Bairro: Cultura em Movimento” fez seis sessões, nos dias 2, 3 e 17 de outubro, na Colônia Osório, no Monte Bonito e na Colônia Aliança, contemplando nove escolas de oito localidades da zona rural.
Também foi realizada oficina de palhaçaria, ministrada por Demétrius Benvenuto de Almeida, para 45 estudantes. Tanto a oficina já realizada quanto a oficina e as duas apresentações previstas para o dia 5 de novembro são uma contrapartida do projeto Circo Tchêatro Xebebéu, financiado pelo Edital de Chamamento Público nº 002/2025 de Seleção de Espaços, Ambientes e Iniciativas Artístico-culturais para Receber Subsídio para Manutenção com Recursos da Pnab, tendo por proponente Vinicius Benvenuto de Almeida, também lançado pela Secult no primeiro semestre deste ano. Com os recursos obtidos, o Circo Tchêatro Xebebéu pode fazer melhorias na sua infraestrutura.
Fotos: Divulgação
A peça
Com direção de Léa Benvenuto de Almeida e elenco formado por Demétrius Almeida, Bianca Quincoses e Bruna Santos de Almeida, o espetáculo "Brincando de Teatro" tem classificação livre e 55 minutos de duração. A montagem trata da amizade entre seres tidos como adversários na vida real (um gato e uma rata) que, ao encenar algumas fábulas tradicionais com uma inversão de papéis, esquecem suas diferenças e passam a conviver de forma pacífica, tornando-se amigos. O texto dinâmico e engraçado busca estimular a leitura e incentivar a amizade entre todos os seres.