Cerimônia no Largo do Mercado marca início da comercialização das uvas produzidas na zona rural do município
Por Tânia Magalhães 07-02-2025 | 12:43:34
Na manhã desta sexta-feira (7), no Largo do Mercado, cerimônia com autoridades e produtores marcou o início oficial da Feira Municipal de Uvas de Pelotas, que se estenderá até sábado (15), com bancas no Centro e bairros da cidade. A Feira conta com organização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Emater, Embrapa, Universidade Federal de Pelotas, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas e produtores.
“Agradeço, com carinho, aos produtores da nossa zona rural, pela resiliência às adversidades. Essa característica os levou a não desistirem de trazer à nossa mesa produtos de qualidade. Desejo a todos uma excelente feira”, registrou a vice-prefeita Daniela Brizolara, representando o prefeito Fernando Marroni e transmitindo seu abraço.
Representando os produtores de uva, o agricultor Luciano Perboni, da colônia Santa Eulália, 5º distrito, Cascata, agradeceu o incentivo dedicado pelos órgãos públicos – Prefeitura, Emater, Embrapa, UFPel – e entidade de classe às atividades na zona rural. “Trazer produto do nosso cultivo ao Centro Histórico da cidade é um privilégio que a feira nos proporciona”, enfatizou.
O chefe do Escritório Regional da Emater, Rodrigo Prestes, salientou que a uva entra como possibilidade de diversificação de fontes de renda para os agricultores. “É uma alternativa para o produtor e, neste ano, a safra deve contabilizar mais de 800 toneladas, mostrando a competência e o profissionalismo do homem do campo.”
Representando a Embrapa, o pesquisador Luís Eduardo Antunes falou sobre a oportunidade de ligação dos consumidores com os produtores gerada pela feira – elo campo/cidade – e destacou a qualidade das uvas produzidas na zona rural do município.
A Feira de Uvas de Pelotas iniciou-se, extraoficialmente, na segunda-feira (3), com comercialização no Largo do Mercado em banca conjunta com a da Feira Municipal do Morango. Além das frutas in natura, também são oferecidos produtos derivados, como suco e cucas.
A cerimônia foi acompanhada pela chefe do Setor de Apoio à Agricultura Familiar da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Rejane Jorge, representando o secretário Anderson Schmidt. Também compareceu a secretária de Governo, Miriam Marroni, o gerente regional da Emater, Ronaldo Maciel, a rainha e a princesa da uva, Efduarda Vergara Heller e Bruna Chagas Félix, e o vereador Antônio Peixoto, em nome do Poder Legislativo. Peixoto comentou sobre a organização da cadeia produtiva da uva na zona rural, sobre a produtividade e políticas de apoio, incentivo e capacitação dos produtores.